sexta-feira, 23 de junho de 2017

HOMILIA PARA O DIA 25 DE JUNHO DE 2017

ATENDEI-ME, Ó SENHOR, PELO 
VOSSO IMENSO AMOR

Quantas vezes ocorre na vida da gente, situações de cansaço, desilusão, medo, tristeza, decepção. Não faltam ocasiões nas quais pessoas em quem se confia cegamente praticam atos de traição e tapeação que jamais se poderia esperar. Nestas situações é comum sentir-se frustrado e jogado à margem de si mesmo fazendo-se sentir o lixo do mundo ou o menor dos vermes e a mais insignificante criatura.
Pois esta é a sensação descrita pelo profeta Jeremias na primeira leitura: “Todos os amigos observavam minhas falhas: 'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”. Porém o profeta tem confiança absoluta no único que é seu aliado: O Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro”. Esta certeza permite Jeremias não perder a confiança, pelo contrário compreender que nos revezes da vida, ainda que marcada por competições e incompreensões, nenhum medo será maior e então conclui: “Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem”.
Na mesma direção reza o salmista: Sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe”. E convida para a oração:  “Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive”.
Maria, a mãe de Jesus, cuja memória de Aparecida se faz neste ano mariano, foi igualmente maltratada, caluniada e incompreendida e mesmo assim ela cantou: “O Senhor se lembrou da humilhação de sua serva...”
Na segunda leitura, São Paulo, é suficientemente claro e eleva o astral de todos os desiludidos e sofridos: “O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus foi concedido através de um só homem, Jesus Cristo”.
As palavras de São Paulo, se realizaram em Jesus, que no evangelho garante: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus”.
Em resumo, a liturgia de hoje é um convite para levantar a cabeça e não se deixar abater pelas contrariedades da vida. A palavra de ordem é resiliência e coragem, o Senhor que é um fiel guerreiro está ao lado de todo aquele que o invoca e procede retamente.
Que a oração de todos e de cada um coloque as pessoas e a Igreja no caminho da confiança e na construção da esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário