quinta-feira, 11 de outubro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 14 DE OUTUBRO DE 2018 - 28º COMUM ANO B


SÓ A PALAVRA DE DEUS JULGA OS PENSAMENTOS E OS CORAÇÕES



Os conceitos de riqueza e pobreza são muito diferentes na sociedade contemporânea como foram também ao longo da história do Povo de Deus. Na Bíblia algumas vezes até parecem estar em oposição, ora defendendo uma condição ora outra. As leituras deste domingo apresentam uma resposta para esta angústia humana e deixam bem claro para que serve a riqueza e a pobreza.
O texto da Sabedoria que foi escrito cerca de cem anos antes do nascimento de Jesus aparece como uma coleção de pensamentos atribuídos ao rei Salomão que foi conhecido como um dos mais sábios reis de Israel. No texto proclamado hoje o povo percebe um impulso para reconhecer a verdadeira riqueza: Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.
A carta aos Hebreus também afirma basicamente a mesma coisa: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas”. Ou seja, só a Palavra de Deus é a verdadeira sabedoria e verdadeira riqueza.
O Jovem do Evangelho não era uma dessas pessoas que não conhecem a escritura ou que fizesse pouco caso dos mandamentos de Deus. Ele apenas não tinha entendido uma coisa: “Jesus olhou para ele com amor, e disse: Se queres ser perfeito, só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!' Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico”.
Ou seja, ele entendia bem o que queria, mas ainda não tinha tido a coragem de tomar a atitude radical e de se deixar conduzir pela sabedoria que vem da Palavra de Deus.
As palavras de Jesus para o jovem do evangelho são uma provocação também para os cristãos contemporâneos. Não basta conhecer o evangelho e os mandamentos é preciso ter a coragem de mudar a referência que se tem em relação ao que se possuí ou julga possuir.
Deixar todas as certezas e seguranças que se dispõe por uma causa maior é a forma mais sensata de compreender a verdadeira sabedoria que se encontra junto de Deus e que tantos homens e mulheres experimentaram ao longo do tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário