sexta-feira, 23 de agosto de 2019

HOMILIA PARA O DIA 25 DE AGOSTO DE 2019 - 21º DO TEMPO COMUM - DIA DO CATEQUISTA


NA MESA DO REINO TODOS TEM LUGAR
Nesta semana estamos celebrando pelo Brasil afora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla.   Esta data tem uma relação muito próxima com a Campanha da Fraternidade deste ano que tratava das políticas públicas  como um direito a ser construído por todos e para todos. O tema desta semana coloca a família como a primeira e principal responsável pela inclusão das pessoas portadoras de alguma deficiência: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.” O que tem de mais importante na comemoração desta semana consiste em fazer a sociedade perceber que na sociedade todos tem direito e merecem respeito e tratamento igualitário. Ora, a Palavra de Deus proclamada na liturgia deste domingo trata exatamente do direito e da possibilidade ampla e para todos de participar do Reino de Deus.  A pessoa com deficiência tem direito de ser tratada de acordo com a sua  necessidade, mas isso não significa que esteja dispensada de cumprir ou respeitar as normas e leis a que todos estão sujeitos na sociedade. Assim também para o Reino de Deus, todos tem direito e na mesa do Pai ninguém ficará excluído, basta renunciar  o orgulho, o egoísmo, a prepotência  e ser capaz de amar e entregar a sua vida como um serviço e como entrega.
Na primeira leitura o profeta começa afirmando: Assim diz o Senhor: Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória... Esses enviados anunciarão às nações minha glória, e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém.”  Esta afirmação deixa claro que a “comunidade de Deus” é universal e nela todos tem espaço, todos são acolhidos sem nenhuma discriminação.
A segunda leitura é uma palavra de estímulo falando das dificuldades próprias de cada tempo e situação: Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos... Portanto, firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; acertai os passos dos vossos pés', para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado”. A compreensão da carta aos Hebreus é uma forma de estimular os cristãos a enfrentar com coragem os sofrimentos e provações e ao mesmo tempo apresenta como Deus  educa, corrige e mostra o sentido das escolhas que se faz no caminho para o Reino.
O ensinamento sobre a porta estreita é uma maneira pedagógica de Jesus para mostrar que não há “bilhetes reservados” para alguns, pelo contrário que a mesa do Pai é para todos basta fazer a escolha certa e aceitar seguir Jesus e seu ensinamento doando-se no amor total aos irmãos: Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita”, Uma vez que a pessoa fizer a escolha e abraçar com determinação e coragem o estilo de vida sugerido pelo Mestre a mesa está posta para todos: Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
Entrar pela “porta estreita” segundo a palavra de Jesus implica cultivar os valores da amizade, do serviço, do amor aos outros, da entrega da vida. Ao contrário da proposta do Evangelho, na sociedade contemporânea faz parte das perspectivas de um grande número de pessoas “as portas largas” da felicidade imediata, da fama, da exposição social, do dinheiro no bolso, da manipulação das consciências. Tem-se a impressão que estas coisas definem o êxito de uma pessoa ou sociedade.
Quanto a nós: Qual tem sido em nosso dia a escolha que fazemos? Estamos convencidos que o acesso a Mesa do Reino nunca é uma conquista definitiva, mas algo que Deus nos oferece a cada dia? (Sempre tem mais um lugar na mesa...)





Nenhum comentário:

Postar um comentário