sexta-feira, 17 de abril de 2020

HOMILIA PARA O DIA 19 DE ABRIL DE 2020 - 2º DA PÁSCOA - ANO A


RENASCIDOS NA MORTE DE JESUS

         Diversas realidades humanas não são plenamente entendidas e para muitas delas não se tem uma resposta satisfatória vinda de nenhuma ciência. Uma das situações que a humanidade sempre experimentou é a condição do sofrimento para o qual todas as respostas são sempre insatisfatórias. A pandemia que assola o mundo nesses dias mostra como se somam forças, saberes, experiências e iniciativas buscando explicações e soluções que não se encontram plenamente em nenhuma parte.  A Humanidade inteira vive a experiência dos amigos de Jesus nos dias da sua morte. Todos se perguntando: porque isso nos acontece? A Palavra de Deus deste domingo facilita e convida a todos tomar consciência que esta pode ser mais uma oportunidade para a construção de uma sociedade nova e para relações mais fraternas.
Este é o convite da primeira leitura: “Os que haviam se convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna na fração do pão e nas orações. E todos estavam cheios de temor”.
A mesma realidade pode ser percebida na carta de São Pedro cuja comunidade vivia numa situação de fragilidade social e econômica. Para estes o autor da carta afirma: embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira - mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo - e alcançará louvor, honra e glória. Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais”.
E o evangelho confirma que reconhecer a ressurreição de Jesus estando em comunhão com a comunidade é a maneira mais extraordinária de superar toda desilusão, todo medo e todo fracasso: Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto. Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito Santo”.
Em resumo, acreditar na pessoa e na ressurreição de Jesus é o fundamento e a certeza que será possível ter resposta para todas as angústias e perguntas da humanidade. Formar comunidade de pessoas que se ajudam e se solidarizam na hora da dor e do sofrimento é a melhor maneira de perceber a ação de Deus que transforma as duras realidades cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário