quinta-feira, 18 de junho de 2020

HOMILIA PARA O DIA 21 DE JUNHO 2020 - 12º COMUM - ANO A



NÃO TENHAM MEDO

Situações que causam desconforto, solidão, abandono e preocupação ao nosso cotidiano são frequentes e dizem respeito à maneira de fazer e de organizar a vida algumas vezes causada pelo desequilíbrio da natureza, frequentemente pelas relações inadequadas entres as pessoas, grupos e sociedades.  A maneira como as autoridades constituídas se comportam no exercício do governo e uma infinidade de situações é provocadora de medo e desconforto.  A liturgia da Palavra deste domingo oferece conforto e aponta alternativas para superar essas situações.
Jeremias é o profeta que experimenta todos os sentimentos que ainda hoje nos assustam, apesar disso ele não tem medo de testemunhar Deus e a sua proposta. Como resposta declara: “O Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro. Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem”. Aprender com Jeremias é um consolo para quem se reconhece ter recebido no batismo a missão de profeta que é uma tarefa difícil, mas que no exercício desta missão Deus nunca abandona aqueles que o testemunham com coragem e verdade.
São Paulo escreve aos romanos e afirma que a fidelidade aos projetos de Deus gera vida nova todos os dias e que nada, nenhum sofrimento, nenhum medo pode superar a força divina que o Senhor nos concedeu por meio do seu Filho: “A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos”.
Enviando os discípulos em seu nome Jesus não lhes ilude apontando facilidades e sinais extraordinários, pelo contrário fala em perseguição, incompreensão, abandono, desconforto, situações que causam medo. Porém, ao mesmo tempo garante a sua presença e o cuidado de Deus para com eles repetindo três vezes: “não tenham medo, pois nada há de encoberto que não seja revelado; Não tenham medo daqueles que matam o corpo; Não tenham medo, Vós valeis mais do que muitos pardais”.
Então, não tenhamos medo de testemunhar para o mundo a alegria de ter encontrado Jesus e de permitir que ele transforme a nossa vida. Isso não significa acreditar que tudo é possível e que ser cristão não exija coragem profética, ao mesmo tempo misericórdia e fraternidade. Ser discípulo de Jesus implica não se deixar levar pelo fanatismo e por ofertas gratuitas. O valor extraordinário de nossa condição missionária implica reconhecer o coração terno e paterno de Deus que é bondoso e solícito. Que a Eucaristia, a Palavra e o testemunho dos irmãos nos ajude compreender o amor de Deus que nos acolhe sempre que encontramos dificuldades na caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário