quarta-feira, 24 de junho de 2020

HOMILIA PARA O DIA 28 DE JUNHO DE 2020 - SÃO PEDRO E SÃO PAULO - ANO A - DIA DO PAPA


O SENHOR ESTEVE COMIGO E ME DEU FORÇAS

A passagem que se proclama na segunda leitura deste domingo é conhecida como “Testamento de Paulo”. Fazendo uma espécie de despedida e balanço da sua vida Paulo deixa claro sua confiança no Senhor. Ele não fez corpo mole quando se tratava de dar conta da missão que havia recebido, mas ao mesmo tempo tem certeza que todas as suas forças seriam incapazes de lhe garantir sucesso na sua missão e então afirma: O Senhor esteve a meu lado e me deu forças...” Deste texto é possível tirar a mesma lição para a nossa vida. Usando as palavras de Paulo: Combater o bom combate, não fugir de nenhuma responsabilidade quando se trata de testemunhar o Reino de Deus e de aproximar as pessoas desta realidade, por outro lado, se tem alguém que merece ser reconhecido pelo bom termo desta tarefa é: Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações... A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém”.
E Que Deus com sua força e sua graça caminha ao nosso lado mesmo nas horas mais tenebrosas é fácil compreender na leitura dos Atos dos Apóstolos: Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele... Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela... Então Pedro caiu em si e disse: Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar...” Convenhamos que também nos embates do nosso cotidiano, não poucas vezes nos vimos aprisionados e sem possibilidade para dar mais nenhum passo e à medida que nos confiamos à graça e ao poder de Deus sentimos como uma luz iluminando nossa vida.
Nos dois casos Reconhecer quem é Jesus e qual a missão que Deus lhe confiou é a garantia que nunca estaremos desamparados. A resposta dada por Pedro em nome de todos os discípulos é a mesma que cada pessoa pode fazer todos os dias: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Obvio que fazer essa afirmação implica em alguma responsabilidade cuja tarefa exige firmeza e coragem: “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". A missão que Jesus confia a Pedro, de alguma maneira, é também dada a todos os cristãos e se resume em buscar e acolher, ligar e desligar.
Do ponto de vista da instituição o Papa é a autoridade no mundo para conduzir a Igreja e Ele, primeiramente, tem a missão de garantir a continuidade da Igreja e da missão que recebeu como sucessor de Pedro. Rezemos por Ele e caminhemos com Ele por uma vida santa e guiada pela graça de Deus a fim de que possamos repetir como São Paulo: “Só me resta a coroa da justiça que o Senhor justo juiz me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário