sexta-feira, 3 de julho de 2020

HOMILIA PARA O DIA 04 DE JULHO DE 2020 - 14º COMUM - ANO A


MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO
As atitudes de Jesus durante sua vida terrena causaram impacto em todos os segmentos da sociedade. Os simples e desprovidos de autoridade e importância no contexto de outrora encontram na pessoa de Jesus o acolhimento que lhes faltava e a valorização que nunca tinham recebido. Ao passo que os poderosos e importantes do templo viram em Jesus uma ameaça e um perigo aos seus privilégios e benesses que acumulavam à custa da exploração das pessoas.
É nesse contexto que ganha ainda mais força a palavra de São Paulo na segunda leitura: “Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis”. Essa expressão de Paulo recorda a ação de Jesus que para cumprir a vontade do Pai gastou a sua vida e as suas forças para ajudar os mais desprovidos de qualquer recurso e socorro. Aos discípulos foi pedido nada mais do que a determinação para levar o mesmo estilo de vida de Jesus e este é o pedido que a leitura deixa para cada pessoa do nosso tempo: Se viverem somente preocupados com as coisas do tempo presente, diante de uma pandemia avassaladora, ou de um ciclone bomba, todos cairão em desespero e continuarão a insistir em manter suas seguranças em forças que não são seguras.
O mesmo recado tinha sido dado pelo profeta Zacarias: “Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém. Eis que vem teu rei ao teu encontro, ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento”. Não tenhamos medo da chegada desse rei vitorioso, sua chegada será mansa e pacífica, totalmente diferente de todos os prepotentes da terra em todos os tempos.
E Jesus mesmo se dá essa qualificação ao nos presentear com seu diálogo com o Pai: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. Contrastando com os fariseus e doutores da lei que se consideravam justos e melhores que os outros Jesus deixa absolutamente clara a sua condição. Ele vem para aliviar o fardo que a pesada estrutura do templo tinha colocado sobre os ombros das pessoas: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
A nós hoje é dirigida a pergunta: Qual a nossa estratégia para chegar a Deus? Como percebemos o seu rosto? Como fazemos a experiência de Deus? Costumamos fazer discursos bonitos e estar sempre disponíveis para todas as atividades na Igreja? Ou pelo contrário, fazemos isso ao mesmo tempo em que seguimos Jesus no caminho da entrega, da doação da vida às pessoas, no acolhimento e no cuidado com a vida de todas e da nossa casa comum. Que a Palavra e a oração de todos nos ajude, ensine e fortaleça nossa jornada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário