sexta-feira, 24 de julho de 2020

HOMILIA PARA O DIA 26 DE JULHO DE 2020 - 17ª COMUM - ANO A


SER IMAGEM DE JESUS CRISTO
O trecho da carta de São Paulo proclamada neste domingo começa assim: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus... e... aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho...” Os escritos de Paulo são repletos de afirmações sobre a certeza que ele tem de ser amado como também quanto Deus ama indistintamente a todos. O texto de hoje é mais um convite para que possamos reconhecer o que Deus, desde sempre, preparou para a humanidade. Um convite que já estava expresso pelos profetas e justos do Antigo Testamento. 
Que Salomão foi um rei sábio e respeitado por todo o povo de Israel, não é preciso e nem é esse o momento de fazer uma longa explicação. Mas, que Deus ama o seu povo está claro na resposta que Salomão recebe ao seu pedido: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo... Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal... E Deus disse a Salomão: 'Já que pediste sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti”. A resposta de Deus à prece de Salomão está baseada no estilo de vida que o rei apresenta e para o qual ele pede ajuda. Colocando-se na condição de responsável pela vida do seu povo o rei sabe muito bem o que é importante, necessário e útil naquela circunstância para os seus governados.
Fazer escolhas sábias de acordo com a necessidade e a oportunidade é o que Jesus explica aos seus seguidores por meio de três simples e sugestivas comparações: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo...O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas... O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar...” em todas as circunstâncias as pessoas envolvidas nessas questões tem diferentes oportunidades e possibilidades e precisam de clareza e discernimento para fazer a escolha certa.
Essa lição vale para cada um de nós e para todas as comunidades. Reconhecer o amor que Deus tem para conosco e responder a esse amor com sabedoria, ou pedir que na sua misericórdia Ele nos mostre o melhor caminho significa saber discernir entre um tesouro e outro.
Perceber as manifestações de Deus no cotidiano da vida implica viver com alegria todas as escolhas, ainda que elas nem sempre sejam fáceis e muito claras. Muitas das decisões precisam ser tomadas entre conflitos e dificuldades exigindo sempre maior coerência e responsabilidade.
O Reino de Deus está ao alcance de nossas mãos e de nossas atitudes, trata-se de reconhecê-lo e discernir sem se deixar iludir pelas respostas passageiras que muitas vezes fascinam a mente e o coração.
Ontem como hoje é importante ter a humildade e a sabedoria de Salomão, vamos rezar juntos pedindo que Deus nos conceda  escolha certa neste tempo tão incerto:
Senhor nosso Deus, tu nos colocaste num tempo de dificuldade, estamos provados por todos os lados e não passamos de uma sociedade de adolescentes inseguros, nós e nossos governantes. Somos um povo numeroso, cada dia mais ameaçado e contaminado por um vírus impiedoso. Concede a nós, Senhor um coração compreensivo capaz de cuidar de si mesmo e de todos. Concede a nossas autoridades a sabedoria para discernir entre o bem e o mal, o justo e o injusto, em cada momento, para esse povo tão numeroso. Dá a todos Senhor, a sabedoria que partilha o vosso trono e faz-nos reconhecer o vosso amor conforme prometestes aos nossos pais para sempre Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário