quarta-feira, 14 de julho de 2021

HOMILIA PARA O DIA 18 DE JULHO DE 2021 - 16º COMUM - ANO B

 

ANDAR NA PRESENÇA DO SENHOR

Não bastasse os riscos e perigos que as circunstâncias nos oferecem, são também incontáveis as situações nas quais nos vemos totalmente desamparados e traídos em nossa confiança. São amigos e familiares que causam desilusão e desnorteiam nossas relações; são colegas de trabalho e superiores nas nossas relações profissionais que agem praticando a política de levar vantagem; com muita frequência líderes religiosos a quem damos crédito como se fossem mensageiros do Deus vivo e de repente nos vemos enganados por eles; isso para não falar nas maracutaias de muitos políticos de todos os tempos e em quase todas as instâncias de poder. Todos de alguma forma deixam a desejar quando se trata da “pedagogia do cuidado”.

Pois ora, qualquer semelhança com o povo no tempo do profeta Jeremias não é mera coincidência. Os pastores de outrora perderam, dispersaram, maltrataram as ovelhas que não lhes pertencia. Em vez de agir como pastores não passaram de aventureiros que levaram em conta mais os interesses próprios dando margens a jogadas políticas. O profeta começa dando uma sentença: Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha  pastagem, diz o Senhor! Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele”.

No evangelho que é a continuação do último domingo Jesus reúne os discípulos depois de uma primeira atividade missionária para a qual eles tinham sido enviados a anunciar para expulsar demônios e curar doentes. Para a reunião de balanço o Evangelho Jesus lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco”. Não parece se tratar de um lugar geográfico, mas de estar na proximidade do mestre, ou seja, a missão precisa ser desenvolvida tendo sempre como referência a pessoa e a doutrina de Jesus. Próximos de Jesus eles recebem, mais uma vez o testemunho do  seu coração compassivo em relação ao seu rebanho: “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”.

A missão dos discípulos e, portanto, também a nossa, não pode ser diferente daquela de Jesus. Reunir-se frequentemente em torno d’Ele, dialogar com Ele escutar os seus ensinamentos e confrontar a sua doutrina com a nossa ação de cotidiana. Longe de Jesus facilmente estaremos sujeitos a apresentar soluções parciais e que geram dependência e escravidão. Muitas vezes até somos funcionários eficientes, mas que continuamos a oferecer soluções pontuais. Longe de Jesus não são poucos os que se cansam e abandonam a atividade e o dinamismo da missão. Não nos esqueçamos, se perdermos a referência ao mestre perdemos também o sentido da missão.

E isto é o que garante São Paulo para os cristãos de Éfeso e por extensão também a nós: “Agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai”.

Nós sabemos que somos uma grande família, um corpo com uma grande diversidade de membros. A globalização aproxima as pessoas e permite partilhar muitas coisas nesta grande casa comum, entretanto ainda persistem muros construídos e em construção que impedem a fraternidade e a comunhão. Nós como discípulos de Jesus temos o dever de dar testemunho da paz e da unidade e lutar contra todas as barreiras que nos dividem. Que seja nossa regra de vida a oração da missa deste domingo: “para que repletos de fé esperança e caridade guardemos fielmente os vossos mandamentos”.

E conforme cantamos na Campanha da Fraternidade desse ano:


Venham todos, vocês, venham todos
Reunidos num só coração, (cf. At 4, 32)
De mãos dadas formando a aliança
Confirmados na mesma missão. (bis)

Em nome de Cristo, que é a nossa paz!
Em nome de Cristo, que a vida nos traz
Do que estava dividido
Unidade ele faz!
Do que estava dividido
Unidade ele faz! (cf. Ef 2, 14a)

Venham todos, vocês, testemunhas
Construamos a plena unidade
No diálogo comprometido
Com a paz e a fraternidade. (bis)


.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário