quinta-feira, 23 de setembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 26 DE SETEMBRO DE 2021 - 26º DOMINGO COMUM - ANO B

 

FRATERNIDADE DO EVANGELHO E AMIZADE SOCIAL

Ano passado o Papa Francisco publicou uma carta intitulada Fratelli Tutti cujo conteúdo trata da fraternidade e acolhimento aos diferentes. O Papa começa sua carta recordando um ensinamento de São Francisco de Assis que não fazia guerra dialética impondo suas doutrinas e seus pontos de vista, antes comunicava o amor de Deus. Estamos vivendo tempos de intolerância quer seja por meios físicos, quer por palavras ou recursos de mídia as pessoas se confrontam e criam conflitos que prejudicam as relações e ameaçam a vida em todos os lugares.

Ao contrário dessa situação a Palavra de Deus desse domingo é a mesma que sustentou as convicções de São Francisco de Assis e nos apresenta alternativas para que aprendamos reconhecer a presença de Deus em todas as pessoas independente de pertencerem ou não ao nosso grupo de amigos, à nossa Igreja, ou qualquer instituição a que pertencemos.

O livro dos Números narrando como o Espírito de Deus foi distribuído entre os setenta é uma referência clara da liberdade e alcance das maravilhas que Deus realiza em todos e convida cada pessoa a agir como Moisés, isso é reconhecer a presença de Deus em todas as circunstâncias que se realizam à nossa volta. A resposta de Moisés para aquele que lhe fez uma queixa sobre outra pessoa, é a mesma que pode ser dada na atualidade: Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”.

No Evangelho nos encontramos com Jesus ainda dando ensinamentos aos seus discípulos e os convidando e pensar e agir de acordo com a lógica do Reino. Na proposta de Deus não tem espaço para arrogância, ciúmes, presunção, posse exclusiva do bem e da verdade, antes o Espírito de Deus que paira no mundo é um convite a acolhida, a liberdade, a inclusão e arrancar da própria vida todas as atitudes e situações que são incompatíveis com essa forma de agir.

Ontem como hoje aqueles que seguem e acreditam em Jesus correm o risco de formar pequenos guetos de pessoas que se julgam melhores e mais perfeitos, adotam posturas de quem se considera melhor que os demais, formam grupos de privilegiados. Jesus que já havia dado mostras de acolhimento, de perdão, de inclusão sem julgamentos repete com outras palavras o que Moisés disse outrora ao seu interlocutor: Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”.

Nós como os discípulos de outrora facilmente esquecemos que o único poder que vale a pena é o poder do amor, e que só esse poder pode nos fazer todos irmãos. Jesus procura mostrar aos discípulos a necessidade de ultrapassar uma visão egoísta em relação aos valores do reino. O ensinamento de Jesus propõe a capacidade de viver e conviver com as diferenças não se fechando como diz o Papa Francisco numa Igreja que quer “engaiolar o Espírito Santo. ” Acima dos interesses de cada pessoa ou da própria Igreja ou instituição os cristãos devem pensar no bem comum.

Ontem como hoje muitos cristãos e muitos católicos tem medo de ver os seus sonhos de grandeza e de poder ameaçados e por isso criam regras, normas, permissões e proibições que impedem outras pessoas de fazer parte do seu grupo que se considera melhor e mais merecedor do Reino. Em nome da doutrina, da ordem e da disciplina excluímos multidões de pessoas da possibilidade da comunhão eucarística e não nos damos conta da insistência que continua a fazer o Papa Francisco: A Eucaristia não é um prêmio para os bons, mas um remédio para os doentes!

Peçamos as luzes do Espirito Santo que nos iluminem e nos ensinem a enxergar a presença de Deus e nos faça fiéis a missão recebida no Batismo de sermos no meio do mundo o bom perfume de Jesus, sinais do seu sacerdócio, da sua profecia e do seu reinado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário