quarta-feira, 22 de maio de 2024

HOMILIA PARA O DIA 26 DE MAIO DE 2024 - DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE - ANO B

 


TRINDADE, COMUNIDADE DE AMOR

A Trindade, perfeita comunidade de amor, serve como modelo para todos os seguidores de Jesus, que são chamados a formar comunidades acolhedoras, onde se vive o amor fraterno e a sinodalidade. A caminhada conjunta do povo de Deus, reflete a unidade e a comunhão da Trindade.

O texto do Deuteronômio apresenta Deus que vai ao encontro das pessoas, falando de uma maneira que elas podem entender, apontando caminhos seguros nos quais Ele mesmo intervém quando aqueles que Ele ama se sentem ameaçados e inseguros nas travessias: “Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez. Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele”.

É importante que nos perguntemos sobre nossa relação com Deus. Compreendemos e recorremos a Ele como um Deus amoroso e sensível ao nosso cotidiano e às nossas fraquezas, ou cultivamos a imagem de um Deus intolerante, duro e insensível, sempre disposto a castigar e vingar sem piedade os deslizes humanos? Celebrar a Santíssima Trindade implica um convite para descobrir o verdadeiro rosto de Deus, um Deus que caminha conosco sinodalmente, compartilhando nossa jornada e nos guiando com amor.

São Paulo escreve aos Romanos: “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai”. Estas palavras confirmam que o Deus em quem acreditamos não é alguém que vê de longe e com indiferença os dramas e sofrimentos humanos, mas acompanha com paixão a caminhada da humanidade.

No Evangelho, Jesus esclarece a vinculação das pessoas com a Santíssima Trindade: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. Este mandato reflete a essência da sinodalidade, uma Igreja que caminha junto, em comunidade, compartilhando a missão de anunciar o Evangelho.

 

Jesus envia os discípulos, e a nós hoje, com a missão de fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O batismo, que insere os filhos e filhas de Deus na comunidade cristã, realizado em nome da Trindade santa, recorda a cada cristão que a unidade de amor existente em Deus é um ideal a ser buscado aqui na terra. Essa unidade é vivida na caminhada sinodal, onde todos participam ativamente da missão da Igreja.

Ao celebrarmos a Trindade, celebramos a perfeita comunhão de amor de Deus e nossa própria missão de batizados. Marcados no batismo pelo selo do amor divino, somos chamados a vivenciar em comunidade esse amor, acolhendo todos, especialmente os esquecidos e abandonados.

A sinodalidade nos convida a participar dessa dinâmica divina do amor, onde nossa missão é vivida em comunidade, construindo relações transformadas pelo amor infinito da Trindade. Não há outro caminho para entrar na misteriosa dinâmica do amor de Deus, senão através da nossa caminhada conjunta, onde cada um contribui para a edificação do Corpo de Cristo na unidade e no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário