sábado, 14 de novembro de 2009

33° DOMINGO DO TEMPO COMUM

15 DE NOVEMBRO 2009
Leituras: Daniel, 12, 1 -3
Salmo 15(16) 5.8.9-10.11 (R/1a)
Hebreus 10, 11-14.18
Marcos 13, 24-32

Quero entoar um canto novo
De alegria ao raiar daquele dia
De chegada em nosso chão.

Fazer referência ao fim do mundo é um tema que sempre causa interesse e curiosidade. Assim, numa roda de amigos, este é um assunto sobre o qual todos tem uma opinião pra dar. Uma música ou filme que trate deste tema tem sucesso garantido. Mas para os cristãos qual é mesmo a preocupação e qual tipo de preocupação o evangelho nos propõe?

O evangelho de narra a vinda de Jesus com grande poder e glória, tudo acontecerá de modo extraordinário e vai alcançar todas as pessoas e todas as situações humanas. O texto é uma proposta de atitude para a comunidade do tempo de Marcos. Desafia no sentido de não permitir a acomodação e ficar esperando que as coisas aconteçam. O Evangelho sugere que aqueles que acreditam são chamados à fidelidade, à coragem e a vigilância.

A vitória de Jesus será de algum modo, a vitória de todos. Ele está na sequência dos evangelhos dos últimos domingos: A comunidade dos seguidores de Jesus vive a tensão entre aquilo que são e aquilo que poderão ser.

A mesma linguagem figurativa é usada pela primeira e a segunda leitura nos dois casos fica muito clara a intenção de Deus: retribuir segundo as obras de cada um. Quanto aos que esperam por este dia, não cabe ficar parado. A primeira leitura termina com a promessa: “Os que ensinam os outros um dia, como estrelas no céu brilharão. Esta glória o Senhor prometia e promete a quem guia o irmão”.

Estamos todos bem convencidos de uma verdade: não temos aqui na terra morada permanente. Portanto, para quem deseja uma morada melhor é preciso ir construindo aqui.

Com os pés no chão e os olhos no horizonte, o Reino de Deus está entre nós, mas a plenitude dele somente se realizará na vida futura.

Deus é nossa única segurança conforme cantamos no salmo: Guardai-me ó Deus, pois em vós me refugio.

Nossa melhor atitude é agradecer àquele que não nos abandona pedir que ele venha e nos encontre vigilantes e fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário