segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

EDUCAR OU ENSINAR


Tanto o texto “Tendências pedagógicas” como a entrevista ambos do professor Eduardo Chaves apontam para uma diferenciação que não é nova na arte de aprender.

O conceito Ensinar, e no caso a distância, se aproxima muito do que Paulo Freire chama de “depositar no aprendente”, quase como uma espécie de transmitir saberes. A diferença neste caso é que ensinar a distância se torna ainda mais complicado do que ensinar presencial.

No primeiro caso a transmissão se dá como mera informação que o outro acaba assimilando sem nenhuma forma de interatividade situação que torna o aprendizado ainda mais complicado. Ao conceituar o que ele chama de megatendências na educação é possível aplicar “Ns” reflexões sobre esta situação que está há longa distância do processo de educar.

O filme “Escritores da liberdade” mostra com bastante clareza como também na educação presencial é possível educar, indo muito além do que ensinar. Neste caso o primeiro processo supõe interatividade e conhecimento da realidade sociológica do educando. Entretanto, quando o processo de ensino é a distância fica muito mais difícil a interação, uma vez que o “ensinante” não conhece e nem tem como conhecer a situação concreta do “aprendente”.

Diria então que na educação presencial ainda é possível ensinar e isto poderá produzir também educação, embora, num ritmo muito mais lento e trabalhoso. Ao passo que a distância só existe a possibilidade de educar o que naturalmente também ensina. É isso que o professor Eduardo Chaves parece querer dizer quando fala que não basta disponibilizar textos na internet ou perguntas para serem respondidas.

Do educador a distância se exige, ou pelo menos, se espera que se torne um animador da inteligência coletiva. Sua atividade será o acompanhamento da gestão da aprendizagem, o incitamento à troca de saberes.

A educação a distancia consiste numa mediação facilitadora, articuladora, instigadora do processo reflexivo e crítico. Isso será muito mais do que transmissão de saberes, por mais que se faça uso das tecnologias da informação. É isso que Eduardo Chaves chama de “Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais”.

Reinterpretar Paulo Freire e outros educadores que seguem sua linha de pensamento (no tempo da internet) exige compreender que o espaço físico não é o elemento decisivo de um modelo pedagógico de aprendizagem. Mas o que transforma o ensino em educação é a interatividade entre os diversos envolvidos no processo.

Achei muito feliz a comparação que o professor em questão fez do método socrático de aprender e da relação que ele faz com o advento da internet e o surgimento da escrita. Sem sombra de dúvida a preocupação de Sócrates, que mesmo tendo clareza do papel do educador na condição de “parteira” do conhecimento. Ele tinha dificuldades de aceitar a escrita no processo pedagógico hoje muitos bons educadores encontram dificuldade de ver o advento da interatividade por meio da mídia eletrônica.

No filme “Escritores da liberdade” a recém-formada professora de gramática e literatura está convencida que basta “fazer a sua parte”. Aos poucos percebe que esta atitude é muito mais ampla do que fazer conhecer regras e normas e começa a se desafiar a “fazer bem a sua parte”.

Em se tratando de educação a distância o professor somente fará BEM sua parte na medida em que os educandos foram motivados a interagir no processo. Aproveitar as distintas capacidades das pessoas é um desafio para toda a educação e muito mais necessária para Educação a distância.

Um comentário:

  1. O que evoluiu no mundo de 10 anos atrás ate hoje?
    Tecnologia:
    Bom uma coisa que evoluiu bastante foi a tecnologia; o mundo foi globalizado com a ajuda da internet,os celulares evoluíram bastante na sua forma e desempenho.os avanços tecnológicos também ajudaram na medicina;na prevenção de doenças,na descoberta de vacinas e também com novos instrumentos de medicina ajudando assim nos transplantes e operações que antes eram consideradas dificílimas com a ajuda da tecnologia se tornaram não tão difíceis.

    Eliezer dos Prazeres

    ResponderExcluir