sexta-feira, 5 de novembro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 07 DE NOVEMBRO 2010

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Leituras; Apocalipse 7,2-4.9-12; Salmo 23;
1João 3,1-3; Mateus 5, 1-12ª

Certamente já nos aconteceu de nos aproximarmos, ou de olhar para outra pessoa que se aproxima de alguma intensa luminosidade e diante desta realidade tem-se a impressão que a pessoa em questão adquiriu o brilho próprio da luz a que se aproximou.
Outras vezes, até como sátira, nós fazemos brincadeira quando alguém do nosso círculo de amizade se aproxima de alguma autoridade, ou pessoa a quem se atribui determinados méritos ou que desempenha funções de relevância para a sociedade, então dizemos: fulano está tão próximo de beltrano, que muitas vezes se confunde com ele.
Na prática, nenhuma das situações é verdade, ou seja, nem incorporou a luz, nem muito menos a personalidade de quem quer que seja.
Pois é isto que aparece na solenidade de todos os santos e que as leituras da Palavra de Deus neste domingo nos ajudam a entender. A primeira grande verdade que precisa ficar clara é a seguinte: Somente Deus é Santo! Todavia na medida em que vivemos de acordo com os projetos divinos temos plena condição de nos aproximar dele e se parecer com ele e ser reconhecidos como que uma derivação de sua santidade.
A palavra Apocalipse, que significa esperança e não ameaça como se chegou a pensar e tratar o livro de onde lemos o primeiro texto de hoje deixa claro uma situação: Ser santo não é privilégio de alguns. A leitura termina dizendo – Vi uma multidão que não se poderia contar, estes são os que lavaram suas roupas no sangue do Cordeiro e agora estão de pé diante dele. E exatamente porque venceram todas as provações e dificuldades merecem agora o título de santos.
Já na carta de João, o autor diz que o Pai nos deu um grande presente: o de sermos chamados seus filhos, herdeiros. Ora, Se somos filhos, se somos herdeiros, e se reconhecemos que Deus é santo, obviamente também quem é Filho, quem é herdeiro, assim o será por extensão, Santo como o Pai, uma santidade que não termina em si mesmo, mas naqueles que lhes estão próximos.
E no evangelho, Jesus está na montanha, lugar segundo o costume e a escritura, do encontro com Deus. Deste lugar Jesus fala com autoridade e fala de situações bem concretas, do dia a dia das pessoas. Ele qualifica de felizes e de santos os que são capazes de viver de modo adequado as provações e adversidades da vida. O que Jesus promete não são coisas mirabolantes e fantasiosas, pelo contrário aponta para uma efetiva transformação de si mesmo e da realidade. Não se trata de viver conformados com a situação como se nada pudesse ser feito diante dos problemas que afligem as pessoas no convívio cotidiano.
Em resumo, para ser santo, para alcançar o céu bastam poucas coisas: Viver nossa vocação segundo o dom que recebemos no batismo. Ser santo não significa ocupar um lugar de honra nos altares, servir de mediação entre o céu e a terra, pelo contrário, ser santo é viver do jeito de Deus no meio do mundo. Para ser santo é importante e necessária apenas uma coisa: Fidelidade a Cristo e ao seu evangelho.
Muitos, uma multidão já fez isso, alguns são reconhecidos pela Igreja e colocados à veneração, isso é, colocados como modelos. A grande maioria viveu a santidade na simplicidade de suas vidas e na disponibilidade para o Reino. Que o Senhor nos ajude também na busca da santidade a cada dia.

3 comentários:

  1. Amém!! Um abençoado final de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Não precisamos ser santo, basta procurar fazer o bem, pois tem muitas pessoas a procura de uma boa palavra de conforto.

    ResponderExcluir
  3. Entendo que a santidade é possível de ser vivida, levando em conta a nossa humanidade. A Palavra de Deus diz em 1JO 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Devemos fazer o possível para aprender, entender e praticar a vontade de Deus, porém, se por acidente de percurso eu pecar (errar o alvo), devo reconhecer, pedir perdão a Deus, e se necessário for, devo me reconciliar com o irmão (parte ofendida e voltaremos a possição anterior. O fato de podermos viver em estado de santidade está diretamente relacionado a CRISTO. Se estivermos Nele então seremos justificados por Ele, e viveremos Nele e Para ELE.

    Edilson pina pinto
    Aluno da Pós-Graduação do CETEP

    ResponderExcluir