sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 30 DE JANEIRO DE 2011


4° DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Sofonias 2,3.3,12-13; Salmo 145;
1Corintios 1,26-31; Mateus 5,1-12.


Em diversas circunstâncias da vida somos obrigados a rever nossa posição, nossas decisões, retomar o rumo da vida, a perspectiva dos negócios e das atividades muitas vezes precisa ser revisada. Esse processo consiste precisamente no que a espiritualidade chama de “Exame de consciência”. Em outras palavras ver onde e o que erramos a fim de corrigir as ações futuras. Sem sombra de dúvida essa prática é muito salutar e tem nos livrado de muitos aborrecimentos e nos renovado na esperança, fazendo renascera confiança.
Os textos bíblicos que acabamos de ouvir tratam exatamente desta realidade. Antes o profeta chama a atenção daqueles que se julgam superiores e melhores, que se colocam na posição de quem não tem necessidade de rever sua vida e suas ações. Ele faz uma correção aos ricos como estando nessa situação e ameaça-os com o castigo de Deus. Já aos pobres ele afirma que Deus vai ajudá-los a recuperar sua condição sofredora e lhes facilitará a esperança e um tempo novo.
Já São Paulo escrevendo aos Coríntios pede uma atitude: nada de se gloriar, como se alguém fosse mais importante, mais necessário  melhor que os demais. Se alguém se acha numa condição privilegiada tenha em conta que  é Deus quem permite e facilita que isso aconteça.
Não sem razão somos convidados a rezar no Salmo: O Senhor é fiel, faz justiça aos que são oprimidos, alimenta os famintos e liberta os cativos.
Esta oração do Salmo é antecipação da promessa que Jesus  faz no evangelho. Com a palavra Bem-aventurados, Jesus deseja felicidade àqueles que têm um determinado estilo de vida.
As Bem-aventuranças do evangelho aparecem como se fosse um novo código de leis, no qual não aparecem proibições e permissões, mas convite a determinadas práticas e ações cotidianas. A prática desses conselhos levará as pessoas a se tornarem diferentes e muito melhores. O elogio de Jesus é direcionado às pessoas que praticam ações que tornem melhor a vida de todos e as aproximem do Reinado de Deus.
Diante de tantas dificuldades Jesus continua nos convidando: Não desanimes você não é uma pessoa sem valor. Você é feliz porque o este seu jeito de ser lhe aproximará do Reinado de Deus e consequentemente facilitará para que o mundo seja melhor.
Também hoje para viver de acordo com os conselhos evangélicos e a recomendação da Palavra de Deus que acabamos de ouvir não serão necessárias grandes transformações no dia a dia de nossa vida. Será necessário sim fazer a atividade de cada dia de acordo com a consciência que se tem de tudo é correto, justo e bom.
Com toda a certeza, a Palavra de Deus, a Eucaristia e a Igreja que se reúne em oração nos ajudam refazer nosso diário exame de consciência e correção de nossos erros e limitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário