terça-feira, 17 de maio de 2011

HOMILIA PARA O DIA 22 DEMAIO DE 2011


5° DOMINGO DA PÁSCOA

Leituras: Atos dos Apóstolos  6,1-7; Salmo 32,1-2.4-5.18-19 (R.22); 1Pedro  2,4-9; João 14,1-12.

Os modernos recursos tecnológicos, acessíveis em larga escala na sociedade contemporânea, sempre que bem usados se constituem em poderosa ferramenta e de ajuda indiscutível em muitos aspectos da nossa vida. Dentre os recursos merece citar a Internet e os recursos de busca tais, como endereços, mapas, roteiros de viagem e assim por diante.
Mesmo utilizando tais meios, sempre que possível, quando temos que andar por caminhos desconhecidos ainda nos servimos do GPS, o qual vai indicando a direção que se deve tomar.
Apesar destes recursos, nem sempre estamos seguros e se possível contar com a ajuda de alguma pessoa de confiança nos fazemos ajudar com a finalidade de diminuir o tempo e facilitar a viagem.
Pois foi essa uma das sensações dos discípulos e das primeiras comunidades cristãs. Ouvir falar no Deus único e verdadeiro não era novidade para os Judeus. Cumprir os preceitos da lei como condição de viver em paz com Ele também não era algo extraordinário. Já haviam recebido esta doutrina dos seus antepassados, conheciam os profetas e as leis.
Os próprios discípulos, no período em que conviveram com Jesus ouviram abundantes orientações sobre o caminho a seguir. Mas diante da encruzilhada que redundou na morte e ressurreição de Jesus, nem tudo estava mais tão claro assim.
Então eis que foi necessário recordar o que Jesus lhes tinha ensinado. E a doutrina começa pelos próprios seguidores, repetida muitas vezes depois até chegar à comunidade de João, para quem foi escrito o Evangelho que lemos. Mas a Palavra de Jesus não deixou nenhuma dúvida: “Eu sou o caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim. E quem me vê, vê o Pai”.
Por causa deste ensinamento as primeiras comunidades não tiveram dificuldade de aceitar o ensinamento dos apóstolos e pedir ainda maior atenção da parte deles, a fim de que nenhuma categoria social e nem mesmo os estrangeiros ficassem alheios a este ensinamento. Então os fiéis de Origem Grega pedem melhores explicações e mais ajuda. A resposta dos apóstolos não está fora do alcance deles: Escolher no seu interior homens de boa reputação. Em outras palavras escolher entre eles pessoas capazes de servir como testemunhas capazes de apontar por onde deveriam andar e o que fazer.
A confirmação dos escolhidos acontece por meio de orações e com a ajuda do Espírito Santo. Em resumo todos os que aceitam a doutrina são merecedores da mesma condição dada aos judeus: “Raça escolhida, Sacerdócio Régio, Nação Santa”.
Hoje é nossa vez. Aqui estamos nos fartamos da Palavra de Deus, da Eucaristia e do testemunho dos irmãos em cuja assembleia estamos reunidos. Rezemos, pois, que o Espírito Santo faça também a cada um de nós luz maravilhosa e testemunho de confiança para todos os que querem conhecer Jesus e encontrar o caminho para o Pai na sociedade em que estamos vivendo.

Um comentário:

  1. Padre Elcio! obrigada pela explicação da palavra, estou na comunidade do neocatecumenato e sempre estarei precisando de ajuda para fazer munições. obrigada fique co Deus

    ResponderExcluir