sábado, 3 de março de 2012

HOMILIA PARA O DIA 04 DE MARÇO DE 2012






Que a saúde se difunda sobre a terra! Com este lema a Igreja convida todos para um decidido empenho na melhoria das condições de vida para todos em todos os lugares. Entretanto, como compreender isso diante de noticias alarmantes que continuam sendo veiculados diariamente: “O Brasil é o segundo maior mercado de cocaína das Américas; O Crack pode tirar a vida de, pelo menos, 25 mil jovens por ano no Brasil; Uma nova e devastodara droga conhecida pelo nome de Oxi  tem uma rápida difusão e baixo custo para acesso e com conseqüências ainda mais danosas que o temível crack”.

SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

Leituras: Genesis 22,1-2.9a.10-13.15-18; Salmo - 115,10 15.16-17.18-19 (R. Sl 114,9);
Romanos 8,31b-34; Marcos 9,2-10






Esta realidade é comparável ao que se lê na primeira leitura de hoje: “Toma teu filho único,  Isaac, a quem tanto amas, dirije-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”.  Inúmeras vezes as pessoas e as famílias se vêem em situação quase sem escolha: ou sacrificar sua própria existência ou sentir-se excluída do mundo e da convivência habitual em que está inserida.
Tal como para Abrãao, Deus continua apontando outros caminhos e apresentando novas e extraordinárias alternativas: “'Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único'. Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho”.
É assim que podem ser compreendidas as palavras de Paulo: “Irmãos: Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Ou seja, no contexto da multidão de pecados, Deus está aí para perdoar, livrar e redimir. Ninguém condena, nem mesmo Deus.
Esta experiência é vivida pelos amigos de Jesus, no alto do monte, eles entram na intimidade de Jesus e de Deus seu Pai. São convidados a não permanecer naquele lugar, mas voltar para a realidade do pecado e da provação e lá ouvirem de novo aquilo que já sabiam, mas não tinha ainda compreendido: “'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”.
Sob  esta ótica é possível cantar com o salmista: “Andarei na presença de Deus. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!”.
Neste sentido a celebração de cada domingo, a Palavra que se ouve e a Eucaristia que se partilha são sinais extraordinários de que “Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós?” e que um mundo novo e muito melhor pode ser construído e que com a ajuda de todos “A saúde se difunda sobre a terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário