sábado, 2 de fevereiro de 2013

HOMILIA PARA O DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2013



REFLEXÃO A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS

Leituras: Jr 1,4-5.17-19; Sl 70,1-2.3-4a.5-6ab.15ab.17 (R.15ab)
1Cor 12,31-13,13; Lc 4,21-30.

O mundo inteiro vive a expectativa da realização da Jornada Mundial da Juventude cujo símbolo: A cruz peregrina também passou entre nós. Pelo mundo aconteceu nestes dias o encontro dos dirigentes dos países mais ricos do mundo, em Porto Alegre se realizou o fórum social mundial, pelo Brasil a fora aparecem os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Na Política foi eleito o novo presidente do Senado. O preço do porco, finalmente melhorou, a colheita das frutas de carroço e da uva foi apressada por conta do sol que torra a nossa região. E nesta semana ocupou a maior parte dos noticiários a questão da segurança pública tendo como pano de fundo o desastre de Santa Maria.
Para os cristãos  que vivem em meio a todas estas situações, a Palavra de Deus deste domingo sugere algumas atitudes. Em primeiro lugar ter a certeza das palavras dirigidas ao profeta na primeira leitura: "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações'. Não tenha medo, porque Eu estou contigo”.
Em segundo lugar confiar como se reza no salmo: Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude”! Em terceiro lugar: Não perder a caridade, como diz São Paulo: Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade”.
Praticar estas três ações implica caminhar com Jesus e como ele, ser capaz de sofrer todo tipo de provação, de desafio e de ameaça, como se vê no evangelho que termina com a frase consoladora: Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.
Particularmente somos todos convidados a rezar com os familiares das vítimas de Santa Maria, que na verdade perderam muito mais do que 236 jovens, pelo contrário, tiveram abortados uma infinidade de sonhos e neste caso só a confiança absoluta de quem pode dizer: “Não entendemos porque, mas acreditamos em Deus”. E podemos fazer nossas as palavras do Papa João Paulo II escritas na cruz da Juventude: Queridos Jovens, ao concluir este ano santo da Redenção, confio a vocês o sinal deste ano jubilar: A cruz de Cristo! Levem-na pelo mundo como sinal do seu amor pela humanidade, e anuncie por todos os lugares que só em Cristo, morto e ressuscitado, se alcança salvação e redenção”
Para concluir é importante ter a certeza que para quem caminha com Jesus é possível "passar pelo meio dos sofrimentos e continuar o caminho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário