sábado, 13 de julho de 2013

VÁ VOCÊ, E SEJA PRÓXIMO DO SEU IRMÃO!

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: 1ª Leitura - Deuteronômio 30,10-14; Salmo - 68,14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R.cf.33);
 2ª Leitura - Colossences 1,15-20; Evangelho - Lucas 10,25-37.



Tudo o que tem acontecido no Brasil nos últimos dias foram situações únicas e que trazem inúmeras lições. Passada a Copa das Confederações o mundo agora continua voltado para a primeira visita do Papa Francisco ao país e a realização da Jornada Mundial da Juventude. De maneira um pouco fantasiosa se pode aplicar estes eventos à passagem de Jesus por Jerusalém e suas cidades vizinhas. Por onde Jesus passava se voltavam os olhares de todos.
Naquele tempo como agora, não faltam quem queira fazer provocações, tirar proveito, causar constrangimento, tentar colocar à prova as pessoas envolvidas nestas situações. Apesar disso o Papa Francisco anunciou que vai andar no Rio de Janeiro em carro aberto, abrindo mão do Papa Móvel blindado Ele quer estar mais próximo das pessoas.
Claro está que a realização destes eventos é  uma oportunidade para que cada pessoa se pergunte: O que devo fazer para ganhar o Reino de Deus. Perguntar e responder a si mesmo, tomar atitudes é o que o evangelho deste domingo sugere.
A pergunta que o entendido em leis fez para Jesus e a resposta que d’Ele recebeu é útil para cada pessoa e particularmente para cada cristão destes tempos: Não basta conhecer a lei, não basta praticas os mandamentos, não basta cumprir as leis da Igreja. É preciso agir. E Jesus dá ao seu interlocutor uma resposta que se aplica a todos: “Diante das necessidades e sofrimentos, seja Você também o próximo daquele que passa necessidades”.
Neste mundão de Deus as necessidades humanas são muitas, desde aqueles básicas como a falta de comer e vestir, até os cuidados nas relações com as pessoas, o cuidado com a saúde, com a educação e por aí a fora: “Vá Você e faça a mesma coisa”.
Como se percebe na primeira leitura do Livro do Deuteronômio. Na hora dos grandes sofrimentos, aí esta a oportunidade para procurar Deus. A Palavra ouvida também responde: “Nem está do outro lado do mar  para que possas alegar 'Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir? Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”.
E São Paulo, escreve aos Colocesses pra quem ele diz: “Jesus Cristo é a imagem de Deus que outrora estava invisível, ele é o primeiro de toda a criação, ele entregou sua vida para melhorar a vida de todos.

Por tanto, para quem reconhece Jesus como Salvador, tudo fica muito fácil: “Vá você e faça a mesma coisa que Jesus fez, isto é, seja próximo de todo aquele que necessita”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário