domingo, 10 de novembro de 2013

PALESTRA MOTIVACIONAL

“ONDE ESTÁ O TEU TESOURO ALI ESTÁ O CORAÇÃO”
(Todo mundo tem um dia daqueles)

As palavras de Jesus são as mais adequadas para falar do tema a que se propõe a nossa conversa na tarde de hoje. Ao longo da vida, e por diferentes motivos o ser humano vai formando conceitos e estabelecendo níveis de verdade e aceitação das pessoas e das coisas. Assim, por exemplo, facilmente se diz: “tal coisa me faz bem, disto eu gosto e daquilo não”, e assim por diante.
Nas relações e contatos a pessoa vai estruturando modos de vida que podem trazer alegria e esperança, ou tristeza, desilusão, cansaço, medo, angústia, etc.
Uma figura  bíblica que facilita a compreensão do que é o sofrimento e o medo, é a Mulher Samaritana. Sem nome, desiludida e que se excluía do convívio social. (João 4).
Em contrapartida está a figura de Maria a Mãe de Jesus. (Magnificat)! Não lhe faltaram oportunidades para achar que a vida não tinha mais importância, ou melhor, para acreditar que a vida tinha lhe pregado uma peça. (Recordar diversas cenas da vida de Maria).
Citando essas pessoas pode-se recordar algumas centenas ao longo da historia da humanidade. Nelson Mandela – na áfrica;  Ghandi na Índia;  Luther King nos Estados Unidos; Luiz Inácio Lula da Silva, Olga Benário, Irmã Dulce em Salvador, D. Helder Câmara, Recife. Todos podem dizer como o poema de Cecília Meireles: “Aprendi com as primaveras a ser podado e renascer sempre mais forte”  (Poema Primaveras)
Quando se trata de não se deixar abater a primeira atitude é reconciliar-se com a imagem que se tem de sim mesmo.
 “A forma como sentimos acerca de nós mesmos é algo que afeta crucialmente todos os aspectos da nossa existência, desde a maneira como agimos no trabalho, no amor, no sexo, até o modo como atuamos como pais, avós,  e até onde alcança a nossa vida. A autoestima positiva é um requisito indispensável para uma vida satisfatória”. (A mulher invisível)

Gostar-se si mesmo tem um componente extraordinário que faz reconhecer e acreditar na competência pessoal. E isto é um elemento que dá forças para lidar com os desafios da vida, com as necessidades e com as emoções.
Sempre que se convive ou se deixa rodear por pessoas insatisfeitas e que vivem de mal com a vida se está sujeito a incorporar e adotar tal modalidade de vida. É neste sentido que se situa o ditado popular: “É preferível um triste santo a um santo triste”.
Todos os dias, se é desafiado a ouvir de novo o mesmo convite que Deus fez para Abraão:
“Deixa a tua casa, tua parentela, e vai para onde eu te mostrar”, parafraseando: “Deixa tuas certezas, tuas verdades, teus costumes, levanta os olhos para o horizonte e bota o pé na estrada”. A Utopia é a certeza de quem caminha. Quem tem sonhos olha para frente e com os pés no chão caminha em direção ao horizonte, tendo a certeza que nunca o alcançará, mas que ele é a meta para onde se caminha. Quem cultiva utopia é como um barco que sabe o porto para onde quer ir.
Facilmente se é tentado a confundir tudo com doença, depressão e outros males muitas vezes psicossomáticos. É Importante fazer com clareza uma diferenciação simples, mas muito importante entre depressão e sentimentos de fragilidade.
A depressão que pode se tornar uma doença crônica e incurável é uma espécie de morte existencial. A depressão coloca a pessoa num fosso de angústia, ansiedade, medo, confusão mental e espiritual. O depressivo  tem medo do amanhã e foge do ontem sem viver o agora.
Mas nem todo sentimento de medo, ansiedade, confusão mental e espiritual é depressão, eles podem ser apenas lapsos passageiros decorrentes de circunstâncias da vida. Agora quando a pessoa transforma estes lapsos em alimento cotidiano, então sim se cria um processo repetitivo e as portas se abrem para a depressão.
É uma ilusão querer estar sempre alegre. É normal sentir-se derrubado, chateado, ou na pior  de vez em quando.
Algumas situações podem ser causas de depressão, basta ver como são encarados:
a)     Perdas – econômicas, afetivas, sentimentais;
b)    Doenças – que podem causar danos ao sistema nervoso central;
c)     Níveis hormonais – O mau funcionamento de algumas glândulas pode modificar o humor de uma pessoa;
d)    Uso de álcool ou drogas
e)     Histórico de hipoglicemia.

Mas o principal aspecto causador da depressão é o da desistência.
 “Quando o homem deixar de ter esperança, podem apagar o arco Iris” (Mário Lago); ou “Homem que é homem não perde a esperança (Clip do Roupa Nova); Ninguém pode prender um sonho (Frei Fabreti)
Quando um indivíduo desiste de si mesmo ele se deixa puxar para dentro e acredita que todos os problemas estão fora dele, quando na verdade o problema mora dentro dele. E o que o ser humano mais gostaria é que os problemas fossem resolvidos por decreto, como escreve o poeta Paulo Leminski:
(Poema do Leminski)

BEM NO FUNDO


"No fundo, no fundo,
Bem lá no fundo,
A gente gostaria
De ver nossos problemas
Resolvidos por decreto

A partir desta data,
Aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
E sobre ela - silêncio perpétuo


Extinto por lei todo remorso
Maldito seja quem olhar para trás,
Lá prá trás não há nada,
E nada mais.

Mas problemas não se resolvem,
Problemas têm família grande,
E aos domingos saem todos a passear
O problema, sua senhora
E outros pequenos probleminhas."
Paulo Leminski


Depois que uma pessoa entra em estado depressivo, só vai sair disso quando não encontrar mais nenhum motivo externo para atribuir as razões do seu fracasso.
Uma das piores dependências e causas da depressão é o que se chama “dependência emocional”. O dependente não tem coragem de viver fora da proteção do útero, o calor do líquido amniótico é  muito mais confortável.
Para não se deixar abater pela depressão é importante ter em conta que a vida é feita de perdas e que a gente precisa compreender que sem a aceitação destas perdas não se vive. Assim a primeira perda é o útero materno; em seguida é a infância; a adolescência, a juventude, a idade madura, os laços afetivos, o emprego, os filhos, o marido (a mulher). (Seu eu pudesse - Pe. Zezinho...)
A pessoa pode produzir um círculo vicioso depressivo em torno de si e para os outros quando só consegue ver o erro e as fragilidades. Assim, em relação aos filhos: “Você não sabe nada”; “Você não faz nada certo”. O melhor remédio contra a depressão  é não subestimar a si próprio ou aos demais.
Dizer para si ou para outro: “isso ou aquilo não é nada, tem pouca importância, isso nem está doendo”. Nada disso ajuda. É preciso ser objetivo e fraterno: “Eu sei que dói, mas vamos cuidar disso”.
Cultivar sensação de bem estar, entender-se exatamente como a gente é com as fragilidades e imperfeições é o melhor caminho. A pessoa não adoece de depressão por causa de determinadas coisas ou situações. Ele se torna depressivo por não ser capaz de lidar com os sofrimentos e fraquezas de cada dia.
Guardar mágoa, cultivar raiva, alimentar sentimento de vingança, engolir os sofrimentos só para si, cuidar dos outros e não valorizar-se a si mesmo.
Lidar com os sentimentos de depressão é ser capaz de aceitar as emoções, elaborar e dar vazão a elas.
Cultivar sentimentos de culpa ou remorso: Se eu tivesse feito desse modo; Eu devia ter adivinhado aquilo, e assim por diante. O que você acha que deveria ter feito e não fez em nada vai contribuir para que as coisas sejam melhores. Ficar se autopunindo é admitir que errou intencionalmente. Nada de ficar pensando: Se não consigo fazer isso eu não sirvo para nada, devo ser punido. (vídeo motivacional)
O melhor remédio é não transformar os fatos em situação. É aceitar que os fatos existem que eu posso viver e ser melhor apesar deles.
A depressão é o resultado de atitudes inadequadas, a cura implica em mudar atitudes e posturas.

Ninguém deve se auto qualificar como incapaz, afinal “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” e fazendo minhas as palavras do Papa Francisco: “Sempre é possível colocar mais água no feijão”, pois se a gente colocar nossa fé e ação vai dar tudo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário