quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

HOMILIA PARA O NATAL DE 2013

DEUS FALA...

A compreensão contemporânea de inclusão e respeito às diferenças facilita muitas formas de falar, de ouvir, de compreender e ser compreendido. As inúmeras correntes de espiritualidade ensinam que se pode ver e ouvir Deus sob diversas formas.  A celebração do Natal é certamente uma das vias privilegiadas para se ver e ouvir Deus.  Nas leituras escolhidas para as celebrações desta ocasião são proclamados textos do profeta Isaias, da Carta aos Hebreus e do Evangelho de João.
Em todos os textos a tônica se repete:  “Todos verão a salvação que vem do nosso Deus”.  O profeta Isaias anuncia uma grande maravilha para quem já não tinha mais esperança: “Como são belos, andando sobre os montes os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: 'Reina teu Deus!”
Desta certeza brota um convite ao louvor universal, que se repete nas celebrações com a oração do salmo: Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!”.
Muito tempo depois São reafirma suas certezas em relação ao Filho de Deus e sobre Ele afirma: Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas”.
A pessoa de quem fala a carta aos Hebreus é a Palavra que se fez ser humano conforme conta João no Evangelho: No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava ela com Deus. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade”.
Em resumo, o Natal significa ouvir e reconhecer a voz de Deus, claro que na Palavra proclamada, mas muito e de modo bem concreto em cada pessoa com que se estabelece relações, sejam familiares, profissionais, de amizade ou qualquer outro laço.
Deus aí está que ele possa ser reconhecido e que a vida ao longo do próximo ano seja ainda melhor porque cada pessoa pode repetir com gestos e palavras o sonho do profeta Isaias: Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário