sábado, 15 de março de 2014

HOMILIA PARA O DIA 16 DE MARÇO DE 2014

SOBRE NÓS VENHA SENHOR, A VOSSA GRAÇA.

As noticias desta semana falando sobre guerra na Rússia, desaparecimento de avião na China, manifestações violentas em diversas cidades brasileiras,  crise política em Brasília, especulações sobre a fragilidade da economia no Brasil. São situações que preocupam a todos e dizem respeito ao nosso dia.  
Diante destes fatos é claro que vem a mente a força da nossa fé e imediatamente brota do íntimo de cada pessoa uma prece: Deus nos livre! Este sentimento aparece no salmo que se reza na missa, quando diz: “O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria”.
E de sobra as três leituras na missa deste 2º domingo da quaresma, são uma força diante de situações que o povo daquele tempo também experimentou. Para Abraão, que foi convidado, recomeçar a vida em uma terra estranha, com todas as dificuldades que esta atitude exige Deus faz uma promessa: “Farei de ti um grande povo e te abençoarei; engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção”.
Para Timóteo, São Paulo, escreve: “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade”.
E aos discípulos, atordoados com o que estavam vendo, não compreendendo o encontro de Jesus com os profetas e muito menos o assunto que conversavam, Jesus consola dizendo: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.
No conjunto as três leituras são um convite próprio para as dificuldades que o mundo está vivendo, um anuncio de esperança para o tempo da quaresma e uma certeza para os cristãos do terceiro milênio: “No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!”.

Que a penitência da quaresma, o jejum, a esmola e a oração fortaleça e faça compreender a mão de Deus que acolhe, perdoa, reanima e conduz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário