sábado, 19 de abril de 2014

DOMINGO DA PÁSCOA - 2014

POR UMA VIDA MAIS BRILHANTE...

Celebrar o domingo da páscoa é reafirmar a crença em condições melhores para a vida de todos. O imaginário popular e também sob o ponto de vista do comércio os sinais utilizados para a páscoa estão repletos de sentido simbólico que apontam para a abundância da vida.
São João Crisóstomo, que vive por volta dos anos 300 depois de Cristo, afirmou: “Reparo que a nossa assembleia é hoje mais brilhante que de costume e que a Igreja de Deus está jubilosa por causa dos seus filhos”.
De fato este é um sentimento que toma conta de todos neste solene domingo da ressurreição por isso em coro a Igreja reunida proclama o salmo 117 e reza: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos”.  Esta proclamação é resultado de quem acredita com a mesma confiança com a qual eram animados os primeiros discípulos:  “E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém”.
Sem medo cada um, na alegria do seu batismo procura conformar a sua vida com a Palavra que acredita e com a fé que proclama de acordo com o convite que fez São Paulo na carta aos Colossenses: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus”.
Para quem acredita nenhum medo é maior do que a esperança, Maria Madalena, na manhã do domingo não teve medo e foi de madrugada quando ainda estava escuro ao túmulo de Jesus. Esta sua coragem lhe rendeu ver primeiro a maravilha que Deus tinha realizado: “Tiraram o Senhor do Sepulcro”.   Na sequência do texto proclamado neste domingo ela mesma encontra Jesus ressuscitado  e logo pode sair proclamando: “Eu vi o Senhor”.

Ontem como hoje, a ressurreição de Jesus continua sendo o fato mais extraordinário e que serve de alimento para reacender a esperança e abrir caminho para uma nova vida. À medida que se crê nas palavras do Evangelho cada pessoa é convidada a celebrar a pascoa deixando-se transformar por essa verdade, não ter medo de amar a Deus na pessoa de cada irmão e não ter medo de proclamar com a boca aquilo que se vive com o coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário