sábado, 19 de abril de 2014

VIGÍLIA DA PÁSCOA - 2014

EIS A LUZ DE CRISTO...

Poucas situações na vida são tão agradáveis como receber uma boa notícia. Quando tudo parece estar perdido, de repente toma-se conhecimento de que algo inesperado acontece.  A notícia de um novo emprego,  a visita de uma pessoa querida, algum dinheiro que se dava perdido, um amigo que recuperou a saúde e assim por diante.
Pois esta é a sensação dos cristãos que se reúnem na noite da vigília da Páscoa para reviver o mistério da ressurreição de Jesus.  Não sem razão os cristãos confirmam dizendo: “aquilo que era antigo passou; tudo foi renovado”.  
A liturgia do sábado santo, com a bênção do fogo, proclamação da história da salvação na liturgia da Palavra, bênção da água e Eucaristia faz brotar do mais fundo da alma a proclamação da páscoa: “Verdadeiramente é bom e justo cantar ao Pai de todo o coração, e celebrar seu Filho, Jesus Cristo, feito para nós um novo homem”.
Ao iniciar a celebração na penumbra da morte, os cristãos abençoam o fogo e proclamam que acreditar na vida nova que surge da escuridão para a verdadeira luz que nunca se apaga. Ouvindo a longa da história da salvação com as quatro leituras recorda-se toda a ação de Deus em favor daqueles que Ele ama.
Em seguida a bênção da água em cujo sinal os cristãos são lavados  e purificados dos pecados podem finalmente sentar-se à mesa para a comunhão num extraordinário gesto de perdão.
Celebrando a Páscoa do Senhor Ressuscitado a assembleia reunida proclama sua alegria tendo presente todas as vezes que foi capaz de dar a volta por cima vencendo a pobreza, a mágoa, a cobiça, o desejo de vingança, a falta de coragem para lutar. Ao mesmo tempo proclama a certeza que em Cristo Ressuscitado confirmam o seu empenho para que se construa no meio do mundo lugares onde a justiça e a paz triunfem, onde o bem aconteça sempre,  onde o equilíbrio ecológico seja respeitado.
Nesta noite santa os cristãos rezam numa única voz reacendendo a esperança, e como as mulheres de Jerusalém são desafiados  a não guardar essa alegria só para isso: “Não tenham medo. Vão anunciar aos meu irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.

Reunidos na mesma fé as comunidades que celebram a vitória de Jesus sobre a morte são fortalecidos para anunciar e fazer acontecer um mundo novo onde todas as coisas tenham um novo começo e um novo fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário