sexta-feira, 16 de maio de 2014

HOMILIA PARA O DIA 18 DE MAIO DE 2014

NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM

É bastante frequente que as pessoas se recordem de conversas e situações ocorridas que no momento tenham passado despercebido. Ou é uma palavra, ou um fato, ou um conselho, enfim  são inúmeras as oportunidades que a mente é capaz de recuperar alguma lição para a qual não se tenha dado a importância que devia.

O evangelho sugerido para este domingo traz presente uma dessas circunstâncias. Os discípulos, depois da páscoa,  estão reunidos sem a presença de Jesus. E cada um começa fazer memória do que o mestre havia falado e das lições que tiveram oportunidade de aprender e que não tinham ainda se dado conta.O texto em que Jesus se declara o Caminho a Verdade e a Vida é um deles.

Cada um dos envolvidos recorda como foi a conversa com Jesus e como se sentiram diante das afirmações que Ele fazia. Tomando consciência dos fatos eles renovam a fé e a esperança e recuperam a frase de Jesus: “Não fique preocupado o coração de Vocês, acreditem em Deus e acreditem também em mim...” e confirmam com a vida o que Jesus lhes havia dito: “Quem acredita em mim, fara as obras que eu faço e até maiores”.

Esta verdade está manifestada no texto da primeira leitura dos Atos dos Apóstolos. O número dos que aceitavam a palavra de Jesus e acreditavam no testemunho dos seus seguidores não parava de crescer. No domingo passado o texto falou em três mil pessoas num único dia. Na leitura de hoje o número é tão grande que os discípulos pedem ajuda para a comunidade a fim de escolher pessoas de boa reputação para ajudá-los nas tarefas com os convertidos e necessitados.

No texto está escrito: Irmãos, é melhor que escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos do cuidado com as viúvas e os outros necessitados”.

Já na Carta de Pedro, que é o texto da segunda leitura, o autor afirma que se trata de uma responsabilidade de todos os que aceitam a Palavra de Jesus exercer a missão de santificar o mundo.  Por isso mesmo ainda hoje todos rezam com o salmista: “Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça”.


Também os cristãos do terceiro milênio participam da vida nova prometida por Jesus e nessa condição são convidados a transformar a sociedade em um lugar cada vez melhor para ser viver construindo relações éticas e fraternas. A oração de todos na Igreja é uma ajuda extraordinária e solidária de todos para com todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário