sexta-feira, 15 de agosto de 2014

HOMILIA PARA O DIA 17 DE AGOSTO DE 2014

É HORA DE VOLTAR PARA CASA...

O trágico acidente aéreo desta semana no Brasil colocou nas ruas e nas casas uma discussão antiga e sempre nova.  O que significa sair de casa sem ter a certeza de voltar? E ainda, quando é hora de voltar para casa? O que acontece com aqueles que morrem? E porque as pessoas morrem? E mais uma centena de outras perguntas que a sabedoria humana não é capaz de responder.

As três leituras da Palavra de Deus neste domingo apontam respostas e confortam os corações entristecidos e abatidos com o sofrimento e a morte. No texto do Apocalipse o autor apresenta a luta entre as forças do mal e mão poderosa de Deus.

Na figura de uma mulher grávida e que vai dar à luz em meio a uma serie de perigos e ameaças o texto se conclui respondendo a uma das perguntas que angustiam o ser humano. O que acontece com aqueles que amam a Deus?  No texto se lê: Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava em dores de parto, atormentada para dar à luz”. E depois de ter dado à luz tanto o filho quanto a mulher foram protegidos por Deus: “o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar”. Nos dois casos está claro que Deus cuida daqueles que o amam.

Já na carta de São Paulo aos Coríntios ele insiste mais uma vez sobre a esperança em relação à morte e o que acontece com aqueles que morrem: “Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão”. Eis a segunda resposta: O que acontece com aqueles que morrem? Em Cristo todos reviverão, posto que Ele foi o primeiro a ressuscitar e a partir dele ninguém mais precisa ter medo. Na ressurreição de Jesus foi decretada a “a morte da morte”.

Já no texto do Evangelho é a preocupação materna de Maria que não se contenta em saber da situação da sua parenta, idosa e gravida. Ela vai ao encontro de quem estava necessitando. Fica com ela durante o tempo necessário e volta para casa. Eis a resposta para outra pergunta. Quando é hora de voltar para casa? Maria ajuda perceber que voltar para casa implica ter cumprido a tarefa à qual se havia proposto. Neste caso ajuda a prima Isabel durante o tempo que para isso foi necessário.

Em relação à humanidade a Mãe de Jesus é a figura daquela pessoa que está sempre atenta aos sofrimentos e dores alheias que ajuda todos aqueles que necessitam e volta para casa depois da missão cumprida. Por causa disso a Igreja proclama Maria Assunta ao Céu, isto é levada por Deus. Como no caso da primeira leitura, levada para um lugar que Deus lhe havia preparado. Quando Isabel reconheceu a importância da presença de Maria na sua casa, brota do coração da Mãe de Jesus o hino que até hoje se canta na Igreja: Minha alma da Glórias ao Senhor e meu coração bate alegre e feliz.


Proclamar que se acredita em Maria morando junto de Deus, implica ter certeza que todos os que nela acreditam terão também o seu lugar e para lá irão quando o lugar estiver preparado, e isso, obviamente não importa a idade ou o tempo segundo padrões humanos, mas a graça de Deus que se estende a todos os que nele confiam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário