sábado, 13 de setembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 14 DE SETEMBRO DE 2014

BENDITA E LOUVADA SEJA...

É bastante comum que se encontre sinais de trânsito indicando hospitais, pronto socorro, casas de saúde, que obviamente são locais onde as pessoas se dirigem para procurar qualidade de vida.  Para os cristãos católicos a cruz no cemitério significa que o ente querido dorme naquele lugar à sombra da cruz até que sua vida brilhe na eternidade. No dia do batismo aquele que recebe o sacramento é marcado com o sinal da cruz e com a oração: O nosso sinal é a cruz de Cristo.

Frequentemente as pessoas usam a cruz como adereços, identificação, sinal de devoção etc. Os jovens, durante a jornada mundial da juventude cantaram: “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. Em resumo, a cruz é cantada em prosa e verso seja nas religiões, seja no cotidiano das pessoas.

Neste domingo a Igreja Católica sugere a celebração da Santa Cruz. E nesta figura aponta para a vida em plenitude que é garantida a todos aqueles que não fogem da cruz.  Naturalmente não se pede que alguém esteja a procura da cruz e dos sofrimentos, mas que os aceite com determinação e coragem para superá-los.

Na leitura do livro dos Números, a primeira deste domingo, o povo no deserto, que havia se distanciado de Deus, experimenta muitos sofrimentos  simbolizados na serpente do deserto. Moisés aponta para a cruz em cuja altura afasta a serpente do povo  e todos os sofrimentos são derrotados.

São Paulo escreve aos filipenses, o trecho se proclama na segunda leitura. A estes Ele recorda que Jesus Cristo é plenamente humano e que nesta condição aceitou a cruz com toda a humilhação que ela é também portadora. Entretanto, por causa da sua coragem, a cruz tornou-se para ele sinal de vitória e de exaltação.

No Evangelho é Jesus mesmo quem proclama: “É necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.

Para todos e a cada um em particular, a cruz continua sendo sinal de derrota e de vitória. Expressão da morte, mas sobretudo, da vida. Sinal de questionamento, de obediência. No alto da cruz Jesus se  afastou do pecado e do mundo, ressuscitado  volta para juntos dos seus vitorioso e a todos garante a vitória da vida.


Que esta seja também a condição de todos aqueles que se declaram “filhos do mesmo Pai, com sangue da mesma cor, herdeiros  do mesmo céu, nascidos do mesmo amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário