quarta-feira, 17 de setembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 21 DE SETEMBRO DE 2014

O SENHOR É AMOR, PACIÊNCIA, JUSTIÇA  E COMPAIXÃO...



Faltam poucos dias  para a  realização das  eleições para presidente, senadores, governadores e deputados.  Trata-se de um momento extraordinário de participação nos destinos do país. Independente da opção partidária ou do candidato que cada eleitor tem sua simpatia e a quem vai confiar o seu voto, alguns critérios são muito importantes na hora de tomar essa decisão. 

Um dos pontos que não se pode abrir mão quando se trata de dar poderes para  outro ser seu representante é que ele seja uma pessoa honesta, tenha um passado limpo, apresente propostas que atendam os interesses da maioria da população e assim por diante. Mas existe um critério que é ainda mais fundamental: Espera-se que o(a) candidato(a)  seja uma pessoa  justiça e que promova a justiça. Mas o que significa dizer que seja uma pessoa justa? Esta resposta Jesus dá no Evangelho deste domingo.

Jesus apresenta um patrão preocupado com o bem estar de todos e da sociedade. Das cinco da manhã às cinco da tarde, praticamente o dia inteiro, ele está contratando trabalhadores. Isso significa dizer a pessoa justa não se acomoda enquanto todos não estão incluídos no seu projeto.  Seja o que Ele encontrou na madrugada, se o do final da tarde, ambos foram enviados na mesma condição para o mesmo lugar: “Vão trabalhar na minha vinha”.

Chegado o acerto de contas, ele não faz diferença entre uns e outros. Todos os trabalhadores merecem ter garantido a dignidade pessoal e daqueles que lhe são dependentes.  O pagamento de uma diária igual, mais do que um valor numérico é uma maneira que Jesus tem para dizer: Deus não faz diferença entre as pessoas. Neste sentido se poderia aplicar aos políticos e eleitores brasileiros:  O Brasil inteiro e todos os  cidadãos têm direito a leis justas, a trabalho digno, a salário adequado, saúde de qualidade, boas escolas, segurança e  etc...

Neste contexto se pode compreender as outras duas leituras e o salmo. Na primeira leitura o profeta lança um desafio: “Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão”.

E São Paulo convoca os filipenses: “Uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo”. Isto significa dizer: Todos os tempos estão marcados por um fio condutor, cuja marca maior é viver de acordo com a justiça de Deus e do seu Filho Jesus. Para que o ser humano seja capaz desta atitude o salmo ensina a rezar: É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca,  de todo aquele que o invoca lealmente”.

Eis que a Igreja reúne em Assembleia de oração em súplica e ação de graças todos os que creem no Cristo. Reunidos rezam a elevam louvores e agradecimentos pedindo por todos e com todos que a justiça de Deus aconteça em todos os lugares e com a colaboração de todos. Isso vale também para os políticos e para os eleitores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário