sexta-feira, 20 de março de 2015

HOMILIA PARA O DIA 22 DE MARÇO DE 2015

JESUS – REALIZAÇÃO DAS  PROMESSAS DE DEUS PAI

O Brasil está vivendo nestes dias um dos piores momentos da sua história democrática. O Cenário aponta para crise econômica, crise de emprego, a violência aumenta em diversas partes, os políticos perderam de vez a credibilidade, a corrupção aparece como uma chaga que parece ser incurável. Neste contexto a Igreja vivência a quaresma. Como tempo de preparação para VER Jesus.
VER Jesus é o pedido dos gregos narrado no Evangelho. Não se trata de vê-lo com os olhos, mas de compreender a sua missão, descobrir realmente quem Ele é e sua verdadeira missão no mundo. Os gregos queriam ir até a raiz da verdade sobre aquele que ouviam ser chamado de Filho de Deus.
E Jesus se dá a conhecer com uma comparação muito simples, por meio da qual anuncia a culminância da sua tarefa na terra: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
Anunciando o fim dos seus dias ajuda compreender a profecia de Jeremias “Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança... Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!`; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.
Jesus se dá a conhecer tal como é descrito na carta aos Hebreus, verdadeiramente humano, ele experimenta na carne tudo o que um ser humano pode sentir, porém sua absoluta confiança em Deus lhe faz superar toda dor, todo sofrimento e toda morte.

O Ensinamento de Jesus dado outrora continua atualíssimo para os cristãos do terceiro milênio. A festa da Páscoa que vai ser celebrada nos próximos dias é um convite e um desafio para permitir que cada pessoa e a sociedade como um todo se renove e renove a aliança com Deus a fim de que as cruzes que se apresentam na vida de todos sejam apenas mais uma passagem necessária para a realização plena e para que o País se construa como pátria de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário