sábado, 31 de outubro de 2015

HOMILIA PARA O DIA DE TODOS OS SANTOS

APAIXONADOS POR DEUS E PELO SEU REINO


Quando se vê uma pessoa que realiza suas tarefas e cumpre suas responsabilidades com competência e dedicação costuma-se dizer que tal pessoa é um apaixonado por aquilo que faz. Assim se tem pais e mães apaixonados, professores apaixonados, médicos apaixonados, varredor de rua apaixonado, motorista apaixonado e assim por diante.
Na liturgia deste domingo a Igreja celebra a solenidade de todos os santos. Existem muitos critérios para se declarar que alguém seja santo, alguns passam pelo crivo de estudos científicos muito apurados, outros pela realização de milagres, mas a maioria dos santos vem do coração das pessoas. E neste último caso quase sempre a condição fundamental para que as pessoas atribuam para alguém este título diz respeito à paixão que marca o dia a dia daquele que é considerado Santo.
As leituras bíblicas que se proclamam no dia de todos os santos ajudam melhor perceber o que é preciso fazer para ser Santo e consequentemente estar perto de Deus. O livro do Apocalipse fala de cento e quarenta e quatro mil, este número sendo a multiplicação de 12 x 12 x 1000, indica a perfeição, a totalidade daqueles que se tornaram santos, em seguida afirma que os santo são uma multidão que não se pode contar. Porém o mais importante na leitura é que a multidão que não se pode contar são aqueles que reconhecem e proclamam: A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro".  Os santos não temem afirmar que: O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém".
Todavia, a mais autêntica forma de proclamar a grandeza de Deus não é por meio das palavras, mas com a vida. E isto Jesus mostra no Evangelho quando descreve as condições para herdar o Reino de Deus: Pobreza de espírito, mansidão, fome e sede de justiça, misericórdia, pureza de coração e gente de paz.
A prática destas virtudes, garante a todos um dos maiores presentes que alguém pode receber e que consiste no reconhecimento da filiação. São João afirma: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu:  de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! 

Por estas razões a Igreja reza com o Salmo: “É assim a geração dos que procuram o Senhor”.  Neste sentido é que todos e cada pessoa é convidada a ser santo. Não como uma tarefa quase impossível, mas sendo capaz de viver os desafio de cada dia, abraçando as suas responsabilidades e tarefas com paixão de modo que em qualquer lugar e não importando qual a sua profissão todos tem possibilidade para ser santos e, como diz a primeira leitura, poder sentar-se diante do trono e do Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário