sábado, 19 de março de 2016

HOMILIA PARA O DIA 20 DE MARÇO DE 2016

O MISERICORDIOSO VEM REVELAR O 

SENHOR E SUA VONTADE

Aqueles que querem bem a outra pessoa, que acreditam nas suas ideias e projetos costumam “vestir a camisa” pela causa que acreditam. A confiança nas palavras que apontam para um novo estilo de vida é sempre mais forte que qualquer provação e dificuldade. Pois é isso que aconteceu com Jesus e com seus discípulos e muitos que o seguiam. No tempo em que Jesus viveu em Jerusalém não lhe faltaram provações e dificuldades, as quais foram também vivenciadas pelos que o seguiam. E finalmente ele entra solenemente em Jerusalém, proclamado como aquele que vem em nome do Altíssimo.
Reviver a Semana Santa significa caminhar com Jesus do presépio ao calvário. As expectativas que Jesus criou por todos os lugares aonde passou apontam para uma nova maneira de Deus se relacionar com a humanidade. Neste domingo, as comunidades, em todas as partes se reúnam e repetem a mesma aclamação feita a Jesus em Jerusalém: Hosana no mais alto dos céus!
Esta não é uma forma extraordinária de proclamação da realeza de um homem cujo modelo são os reinados daqueles tempos, o Messias do domingo de Ramos é aquele que caminha livremente ao encontro de toda provação e sacrifício para garantir uma vida nova àqueles que nele confiaram.
Montado no jumentinho ele afirma o reconhecimento que o povo lhe dá: “Se eles se calarem as pedras gritarão”.  Por outro lado, a recordação da paixão de Cristo confirma o que o Pai preparou para o filho: O Crucificado será para todo o sempre Senhor e Cristo.
Humanos e sujeitos as fraquezas do cotidiano, todos proclamam com o salmo:  “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?”. Viver longe da dor e do sofrimento é o desejo de toda pessoa humana, porém o Messias em quem os Cristãos acreditam ensina que é necessário ter a coragem de suportar as provações próprias da condição humana.
Para todas as comunidades e para cada pessoa em particular o domingo de ramos se constitui num misto de realeza e de sofrimento que enquanto peregrinos neste mundo todos são convidados a provar, aceitar e transformar.
É com esse pensamento que a Igreja inicia a Semana Santa cujo ponto mais alto é a manhã da Ressurreição.  Aquele que apagou os pecados da humanidade é também o que garante a vida nova e renova a alegria e a esperança em meio a todas as dificuldades.
Os ramos abençoados que se leva para as casas são uma recordação da presença do “rosto misericordioso do Pai” que ajuda a todos “cuidar da casa comum” e ser responsável para que a morte não triunfe sobre nada e sobre ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário