quinta-feira, 24 de março de 2016

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Ele foi ferido por causa de nossos pecados.

O Cuidado com a “casa do comum” se apresenta na atualidade uma das maiores exigências para todos. Em 2016, a celebração da sexta feira da paixão está inserida no contexto da defesa e do cuidado com a vida em todas as formas. As preocupações com a saúde e com as doenças transmitidas por conta do descaso com o ambiente em que se vive. As denúncias de corrupção que envolvem toda a nação brasileira e algumas centenas de pessoas e instituições. Questões relativas a solidariedade e o respeito para com a pessoa humana. São todos sinais de que a cruz de Cristo continua presente no meio do mundo.
Porém, Jesus Misericordioso, servo sofredor na interpretação do profeta Isaías continua sendo para todos na atualidade fonte de alegria, de serenidade e de paz.
A longa narrativa da paixão, neste ano, proclamada segundo João, faz entender que o Rei morto na cruz não é um fato do passado, ao mesmo tempo que sua ressurreição não ficou na história.
A cruz carregada por Jesus até o limite da morte se assemelha às cruzes da sociedade contemporânea. Celebrar esta verdade permite aos cristãos compreender que os sofrimentos existem, que são reais na vida do povo, mas que não tem em si mesmo a última palavra.
É Deus quem se une com a humanidade, fortalece o coração dos que acreditam renova-os na esperança e não considera o pecado, mas a coragem para superar as cruzes de cada dia e construir solidariamente uma comunidade muito melhor.

Rezar como irmãos na assembleia reunida é uma maneira de crescer na solidariedade e no compromisso com a ressurreição responsabilizando-se pela qualidade da vida de todos em todos os lugares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário