sábado, 25 de novembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2017

REUNIDOS DIANTE DELE

Nestes dias o mundo está sensibilizado com as notícias do desaparecimento de um submarino argentino. Diversas nações colocaram seus recursos tecnológicos a disposição para ajudar nas buscas. Ao mesmo tempo não faltam observações sobre o número de desastres no mar nos últimos tempos sofridos por embarcações daqueles país o que mostra também que alguma coisa não está bem clara no que se referte ao cuidado e manutenção destes equipamentos. Situação semelhante foi experimentada pelos brasileiros, com repercussão no mundo todo, o fato ocorrido a exatamente um ano com a delegação da chapecoense. Ora, mas o que isso tem a ver com a Palavra de Deus proclamada neste domingo de Cristo Rei? Pois bem, vejamos!
No último domingo do ano litúrgico a Igreja celebra o Senhorio de Cristo Rei do Universo e no Brasil o foco desta celebração é a vocação e missão dos leigos e leigas na Igreja cuja tarefa fundamental é ser no mundo sinal de Jesus Cristo e, portanto, chamado a agir para transformar o mundo.
O convite é feito pelo profeta Ezequiel na primeira leitura, situação na qual todos são chamados a agir como Deus: “Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta deles. Vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte”.
A ação de Deus está mais do que clara na oração do Salmo: “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma”. E São Paulo conforta os coríntios com uma palavra de esperança afirmando que Cristo trouxe a salvação e a vida que todos desejam e que o ser humano tinha perdido pela fraqueza e o pecado de Adão. Aos cristãos dos tempos modernos resta uma atitude: ser semente de justiça, de partilha, de solidariedade, de cuidado e de responsabilidade com a vida das pessoas e de todas as criaturas.

E Jesus que se declara “o Filho do Homem que virá na glória” se faz reconhecer naqueles que mais necessitam de cuidado, proteção e respeito. Jesus apresenta no evangelho uma condição sem a qual é impossível participar do Reino de Deus: “Tudo o que você fizer ao menor dos meus irmãos é a mim que você fará”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário