quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA DE NATAL 2017 - ANO B

A PALAVRA TEM ROSTO

O Papa Bento XVI definiu a expressão: “A Palavra se fez carnê e habitou entre nós” dizendo que a Palavra se tornou tão pequena a ponto de caber numa manjedoura. E na manjedoura a Palavra ganhou um rosto, pelo qual todos podem conhecer a Deus.
O mistério de conhecer o rosto de Deus é o resumo das três leituras da celebração do Natal. Como diz o poema de Fernando Pessoa: “Ele é a eterna criança, o Deus que faltava”.
Dois mil anos depois como pode ser revelado o rosto de Deus se não por meio das atitudes de cada pessoa com quem se convive e se partilha a vida. O rosto de Deus se manifesta de novo cada vez que se procura ter sensibilidade humana; cada vez que no seu trabalho e nas suas relações a pessoa prolonga a atitude misericordiosa de Deus.
Deus continua se fazer presente nas manjedouras do mundo quando no mais simples dos trabalhos e na mais difícil das tarefas há um empenho em promover a vida e diminuir o sofrimento das pessoas.
Quando uma pessoa não se deixa iludir por promessas e pela soberba de ocupar um lugar de destaque, ou uma posição importante nas relações sociais. A Palavra de Deus continua se tornando o rosto de Deus e faz eco no mundo quando não se deixa desperdiçar nenhuma oportunidade para fazer o bem.

O Natal é a oportunidade para se recordar de uma frase que foi dita por Santo Agostinho: “Não basta fazer o bem, é preciso fazer bem feito”. Vamos pedir a graça de ser todos os dias reconhecidos como manjedoura na qual as pessoas possam ver o rosto de Deus refletido em tudo o que fazemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário