sexta-feira, 20 de outubro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 22 DE OUTUBRO DE 2023 - 29º DOMINGO COMUM - ANO A

 

TODOS SOMOS IRMÃOS AMADOS E ESCOLHIDOS POR DEUS

Corações ardentes e pés a caminho! Esta frase foi ouvida muitas vezes ao longo desse ano nas atividades da Igreja. Hoje mais uma vez ela se presta para ajudar compreender a Palavra de Deus que ouvimos nas três leituras. Em poucas palavras a expressão significa não ter medo de enfrentar os desafios do cotidiano e colocar sempre em Deus toda a confiança pois é Ele a única e absoluta segurança quando se trata de empreender todos os esforços para que as relações cotidianas sejam fraternas, justas e responsáveis.

O profeta Isaias confirma as ações de Deus quando se trata de mostrar os caminhos por onde é preciso andar: “Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: "Tomei-o pela mão. Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; Eu sou o Senhor, não existe outro”. As palavras são aplicadas a Ciro Rei da Pérsia, a escolha que Deus faz por ele não tem o objetivo de lhe engrandecer e cumular de poder para que fosse reconhecido como tal, pelo contrário a ação de Deus tem um objetivo bem claro: “Fiz tudo isso por causa do meu servo e do meu povo”! A autoridade confiada ao Rei só se justifica à medida que é colocada a serviço da felicidade e do bem-estar do povo! Ontem, como hoje, Deus atua no mundo com simplicidade e discrição, chama quem e do jeito que Ele quer, mas sempre vista da missão.

Paulo escreve aos tessalonicenses elogiando sua seriedade e compromisso com tudo o que dele tinham recebido. Apesar das dificuldades as pessoas daquela comunidade foram testemunhas corajosas de tudo o que Deus lhes tinha mostrado por meio de Paulo: “Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.

 Mais uma vez os fariseus se apresentam com perguntas embaraçosas cujo objetivo é armar uma cilada: “Os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra”. Como das outras vezes Jesus não se deixa envolver pelas intrigas dos seus adversários e lhes devolve o questionamento com outra pergunta: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?" Obrigados a dar uma resposta de acordo com o sistema que eles apoiavam os fariseus não tiveram outra alternativa que não confirmar as suas reais intenções. Então Jesus faz a necessária distinção entre os compromissos sociais, políticos e econômicos e a pertença a Deus de toda a existência humana: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

Enquanto na moeda do império está gravada a imagem do imperador, no coração humano está gravada a imagem de Deus. Portanto, vivendo no mundo a pessoa tem a responsabilidade de cumprir todas as obrigações inerentes às relações de pertença e de colaboração com o bom êxito de todas as atividades realizadas no seu cotidiano. Mas, como propriedade marcada por Deus deve ao mesmo tempo relativizar todas as coisas e confiar toda a sua existência nas mãos de Deus.

Também para os cristãos dos nossos tempos a referência fundamental precisa ser Deus com todas as suas implicações e responsabilidade, ao mesmo tempo não se pode viver à margem do mundo sendo omisso diante das responsabilidades na construção de um mundo bom e fraterno, um mundo onde caibam todos e todos sejam respeitados e valorizados na sua individualidade.

Como seguidores de Jesus somos desafiados a viver com entusiasmo a fé, a esperança e a caridade, não nos deixem insensíveis as coisas bonitas, mas não permita que nos silenciemos diante da morte e da dor que muitas vezes tomam conta das relações cotidianas.

Concede-nos de proclamar e reconhecer o que rezamos no salmo:

Adorai-o no esplendor da santidade, *
terra inteira, estremecei diante dele!

Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" *

pois os povos ele julga com justiça.

 

Um comentário:

  1. Nossa que benção e tudo que precisa houvir deus te abençoe padre

    ResponderExcluir