quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 07 DE JANEIRO DE 2024 - DOMINGO DA EPIFANIA - ANO B

 

A LUZ BRILHA PARA TODOS

Dentre as condições indispensáveis para a segurança das pessoas em distintas condições, uma delas é a existência de luminosidade. É quase imprescindível para qualquer passo que se queira dar procurar uma réstea de luz que facilite a locomoção.

O tempo do Natal se conclui com a festa da Epifania ou manifestação do Senhor, que agora se confirma como a luz que nunca se apaga. Não é preciso muitas palavras para associar o brilho da iluminação natalina com a imagem de Deus que se fazendo criança assume também a condição de luz para todos os povos.

Depois de um ano com distintas e grandes dificuldades que foram causas de pessimismo e sofrimento eis que surge uma luz nova reascendendo a esperança, em lugar da tristeza e dos sofrimentos causados pelas guerras, pela violência, pelas catástrofes naturais, o Natal nos convida a levantar os olhos desviando o foco dos becos da vida e perceber a luz de Deus que ilumina o mapa por onde devemos andar, não tenhamos medo Ele nunca desistirá de guiar nossos passos na insegura trajetória cotidiana.

Tal como os magos, estrangeiros, cada pessoa é desafiada a vencer a escuridão e deixar-se guiar pela estrela. As distintas nacionalidades dos magos significam também a extensão da salvação que Deus concede para todos os povos. Os magos representam a inclusão e a sinodalidade que Deus faz com todos por meio de Jesus Cristo.

A revelação que Deus faz aos magos é a que se dá no coração de cada pessoa e que todos podemos também encontrar em todas as criaturas que caminham conosco, sobretudo no nos indefesos representados no recém-nascido de Belém.

Enquanto Herodes procura para matar, Deus procura para salvar. Não tenhamos medo a vida terá mais cor se em vez de olhar rasteiro e materialista tivermos a capacidade de enxergar os sinais de Deus, em lugar de dar ouvidos aos pedidos de Herodes formos capazes de ouvir os sinais de Deus presentes em todas as criaturas. Se formos capazes de ler os acontecimentos da história à luz de Deus certamente a vida terá mais sentido então sim podemos rezar com o salmista:

Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!

De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário