quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 14 DE JANEIRO DE 2024 - 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

 

EIS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!

Mal iniciamos o ano, e naturalmente iniciamos com uma série de perguntas, desafios e propostas. Tal como os conterrâneos de Jesus também nós estamos curiosos diante de tantas situações que se apresentam para serem resolvidas ao longo do ano. Outrora eles queriam conhecer o Messias, agora nós queremos reconhecer e temos desejo de encontra-lo. Ontem como hoje ele nos interpela com uma pergunta direta: “o que procuram? ” E não basta responder a partir das nossas necessidades imediatas, pelo contrário, o que procuramos são soluções duradouras.

Resta-nos reconhecer o chamado que Deus faz como aconteceu com Samuel no texto da primeira leitura e responder com sinceridade: “Fala Senhor, que o teu servo escuta”. Antes de reconhecer a voz de Deus, Samuel recorreu três vezes a Eli, isso significa perceber Deus que nos chama como uma ação que precisa da colaboração daqueles que estão conosco na caminhada cotidiana.

A mesma resposta pode ser dada de outra maneira com as palavras de São Paulo na carta aos coríntios: “Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito, de fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo”. Isso significa tudo aquilo que é expressão de egoísmo, de procura desenfreada dos próprios interesses, de realização descontrolada dos próprios caprichos, de comportamentos que usam e instrumentalizam o outro, está em absoluta contradição com essa vida nova de Deus que é relação, entrega mútua, compromisso sério, amor verdadeiro.

Quando João Batista mostra Jesus aos seus amigos ele não faz uma descrição biográfica, mas apresenta uma característica fundamental: “Eis o cordeiro de Deus” Os discípulos de João se encantam mais pela descrição do que pelo personagem. Seguindo-o a distância observam as suas atitudes até serem desafiados a segui-lo. “Venham e vejam, disse Jesus”! Eles foram e ficaram com ele. A atitude de André e do outro anônimo discípulo pode ser uma meta para cada pessoa ao longo deste ano: Ir e ficar com Jesus, que se dá a conhecer na Eucaristia, mas também em todas as pessoas com quem convivemos. Ver onde mora o Mestre implica ultrapassar as próprias certezas e os limites da nossa própria existência. Na verdade, continuamos fazendo as mesmas perguntas de outrora e Jesus nos responde com o mesmo desafio!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário