sábado, 11 de fevereiro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2017

BRILHE A SUA LUZ DIANTE DE TODOS

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, oferecem infinitos recursos que permitem a interação entre as pessoas. As fotografias digitais que são compartilhadas instantaneamente são usadas em larga escala de forma positiva e também como exploração da imagem própria e muitas vezes alheia. O recurso da fotografia com muita frequência aparece ofuscado pelo excesso de luz no entorno daquele que é fotografado ou por uso inadequado do recurso tecnológico disponível. Ora, o que tem a isso a ver com a Liturgia da Palavra deste domingo? “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”! Quando a luz foca demasiadamente sobre a própria pessoa esta deixa de ser luz para o mundo brilhando, pelo contrário, sobre si mesma e ofuscando a verdadeira motivação e importância da luz que deveria iluminar a todos.
Nos textos dos últimos domingos, ouvimos Jesus convidar pessoas e formar equipes, com o objetivo de colaborar com o anúncio do Reino. Hoje ele aponta como deverá ser essa colaboração: “Sejam o sal da terra e a luz do mundo, para que vendo suas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos céus”.  Fica claro então, não para que lhe vejam, mas que vejam seu testemunho, sua ação, seu serviço, suas boas obras e reconheçam que elas são o resultado da ação de Deus em sua vida como se reza no salmo: “Uma luz brilha nas trevas para o justo e permanece para sempre o bem que fez”.
Na mesma medida o profeta Isaias havia convidado o povo de Israel, a não se amedrontar diante dos problemas e dificuldades que tomavam conta de toda a sociedade. Com firmeza o profeta insiste: “Destrua os instrumentos de opressão, deixe de lado os hábitos autoritários e a linguagem maldosa. Acolhe de coração aquele que está sofrendo, presta socorro ao necessitado, deste modo sua luz irá brilhar nas trevas”.
Foi exatamente isso o que Jesus fez e que São Paulo anuncia aos coríntios na segunda leitura: “Irmãos fui enviado para anunciar o mistério de Deus e não fiz outra coisa senão lhes dar a conhecer Jesus Cristo Crucificado”.
Eis o convite que a Palavra de Deus nos propõe para esta semana: Ser um sinal da luz de Deus no meio do mundo, não para iluminar a si próprio, mas brilhar para o mundo a fim de que vendo as boas obras reconheçam que você está colaborando com o projeto de Deus.

Que a Eucaristia celebrada com a comunidade neste final de semana dê a todos a alegria de produzir muitos frutos como sal da terra e luz do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário