quinta-feira, 16 de maio de 2019

HOMILIA PARA O DIA 19 DE MAIO DE 2019 - 5º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C


UM NOVO MANDAMENTO
As comunidades cristãs, os grupos organizados, as associações e entidades comunitárias são espaços e oportunidades para manifestar e realizar gestos concretos de amor ao próximo e de doação, isso ninguém dúvida. Com frequência se pode ver a realização de coletas em favor de causas nobres e para atender necessidades imediatas de grupos e famílias. Bingos e jantares de solidariedade que buscam construir a comunhão e a partilha fazem parte do dia a dia de todas as comunidades, instituições e associações. Não há porque duvidar que tudo isso é sinal e vivência do mandamento dado por Jesus: “Amem-se uns aos outros como eu amei vocês”. Todas essas atividades não acontecem sem dificuldades, provações e desafios que em nada se diferenciam das primeiras comunidades cristãs.
O texto dos Atos dos Apóstolos, é muito preciso quando afirma: “Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Iconio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, porque – diziam eles – temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus”. Estas palavras são mais do que claras e apresentam o cerne da vida das primeiras comunidades chamadas a viver a doutrina do amor vivenciado pelo mestre. Diante das crises e dificuldades próprias do tempo os que recebiam a palavra dos apóstolos se fortaleciam na ajuda fraterna, davam testemunho do amor de Deus e cultivavam a generosidade de quem é capaz de amar acima de qualquer condição e situação. O entusiasmo em receber e viver a boa notícia os fortalecia diante dos perigos e tribulações do tempo.
Já o autor do Apocalipse faz questão de afirmar sua convicção que a meta e o destino para onde caminham os seguidores de Jesus são os novos céus e a nova terra, a morada de Deus que enxugará as lágrimas dos olhos de todos e para onde se encaminham aqueles que vivem o amor ensinado por Jesus.
As palavras de Jesus, no Evangelho, podem ser entendidas como um testamento para o qual Jesus pede doação radical capaz de reproduzir entre as pessoas a experiência do amor materno e paterno de Deus. A ordem de Jesus para os discípulos é evidente, não há tempo para conversa fiada: “Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”.
A mensagem central da Palavra de Deus neste domingo é simples e objetiva: pertencer à comunidade cristã implica aceitar as exigências do amor de Deus revelado em Jesus. O amor que o mestre pede aos seus seguidores não permite comportamentos egoístas, interesseiros, que limitem horizontes, que roubem a liberdade, pelo contrário, pede um amor que se faça serviço, que inclua e não marginalize que se faça dom total para que todos tenham vida em abundância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário