quarta-feira, 8 de maio de 2019

HOMILIA PARA O DIA 12 DE MAIO DE 2019 - 4º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C


BUSCAI ANTES O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA

Nos últimos dias os bispos do Brasil estiveram reunidos em Assembleia, pelo menos três coisas merecem ser lembradas e que fazem sintonia com a Palavra de Deus proclamada na liturgia deste domingo. Olhando o futuro foram aprovadas as Novas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os próximos quatro anos; para dar continuidade ao trabalho colegial do episcopado foi eleita a nova equipe diretiva da CNBB; e antes da conclusão do evento, na condição de líderes da grande comunidade católica que vive no Brasil, os bispos deram uma palavra de pastores enviando uma “Mensagem ao povo brasileiro”.
O documento afirma a confiança e a alegria dos bispos e da Igreja no Brasil em relação ao testemunho do Evangelho que é dado pelos cristãos comprometidos com a vivência do amor. Sem medo de expor seu ponto de vista o episcopado está plenamente de acordo com várias questões nacionais que precisam ser enfrentadas com seriedade sob pena de deixar o Brasil e o os brasileiros em situação de “ovelhas” perdidas e fadadas à miséria e ao sofrimento.
No documento estão mencionadas as necessárias reformas política, tributária e da previdência, mas fica bem clara a posição da Igreja: “nenhuma se legitima se não tiver como ponto de partida o bem comum e a garantia de que os pobres sejam os primeiros a serem ouvidos, respeitados e valorizados”.
O documento dos bispos fala de outra maneira o que se lê na primeira leitura: “Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem estas palavras, os gentios encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor”. Quando se trata de justiça e de verdade, a questão é muito maior do que “proclamar Deus acima de tudo” como se alguém tivesse o monopólio e a propriedade dele, pelo contrário, trata-se de tratar as pessoas com dignidade de Filhos de Deus.
O convite para a esperança que é feito pelos bispos da Igreja no Brasil se confirma na frase que encerra a segunda leitura: “O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos”.
Como ovelhas que pertencem ao único e verdadeiro Pai todos podemos ter a certeza absoluta: “O Brasil que queremos emergirá do comprometimento de todos os brasileiros com os valores que têm o Evangelho como fonte da vida, da justiça e do amor”. Que sejamos todos capazes de discernir a voz dos verdadeiros pastores e líderes apontando e trabalhando pelo bem-estar de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário