sábado, 18 de janeiro de 2020

HOMILIA PARA O DIA 19 DE JANEIRO DE 2020 - ANO A - 2º TEMPO COMUM


CONVIDADOS PARA SEREM TESTEMUNHAS

As exigências do mundo contemporâneo são cada vez mais desafiadoras e o sucesso de qualquer projeto depende de ações coletivas e de responsabilidades partilhadas. Assim cada vez mais é exigida capacidade de trabalhar em equipe, de somar forças e de agir no coletivo. Os grandes empreendimentos são marcados pelas ações de parceria e corresponsabilidade.
Pois  é exatamente sobre soma de forças, parcerias, responsabilidades partilhadas que tratam as leituras da Palavra de Deus neste domingo.  Compreendendo que Deus tem um projeto para a humanidade fica mais fácil admitir que todos são convidados a participar como testemunhas deste projeto.
Na sequência do último domingo o profeta Isaias fala de um Servo anônimo a quem Deus escolheu e enviou para levar sua boa notícia a todos os povos. Vivendo no meio do povo exilado o profeta não é apenas um sujeito, mas a comunidade inteira interpelada a se ajudar mutuamente de modo que possam retornar para a sua terra, aos seus costumes e se reconstituir como povo: “O Senhor me disse: 'Tu és o meu Servo, para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”. Deus tem claro o que o povo precisa e sabe como fazer para que isso se realize, mas não abre de fazer com o seu povo uma parceria cuja finalidade é fazer sua ação chegar à terra inteira.
Paulo escreve aos coríntios e lhes faz lembrar que Ele mesmo foi chamado a ser Apóstolo, mas deixa claro que todos estão associados ao seu apostolado: Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, escrevo para a Igreja de Deus que está em corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a serem santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. A mensagem de Paulo serve para os cristãos de todos os tempos e de todos os lugares cuja missão continua hoje mais exigente: garantir para todos a paz da parte de Deus nosso Pai.
João apresenta Jesus Cristo como aquele que tira o pecado do mundo. Não se trata das inúmeras pequenas faltas do cotidiano ou acumuladas ao longo dos dias. Trata-se de do único e verdadeiro pecado da escravidão assumida pela condição humana quando Adão e Eva se recusaram a ouvir a voz de Deus.  O pecado é do mundo e está no mundo inteiro enquanto este recusa a luz e a vida que Jesus veio oferecer. Deus se propõe tirar este peso dos ombros de todos garantindo-lhes o acesso a vida plena que é transmitida no dom do Espírito Santo. Depois de afirmar que Jesus é o Cordeiro, João declara eu vi o Espírito Santo descer sobre ele: “João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus”.
A Palavra de Deus deste domingo deixa absolutamente claro que a salvação de Deus está destinada para toda a humanidade, e que por isso mesmo ninguém está destinado ao fracasso, ou a caminhar no escuro rumo a um beco sem saída, pelo contrário, é importante reconhecer Deus e sua mão em cada curva da estrada apontando o caminho para um novo céu e uma nova terra. Ou seja, uma nova realidade que pode ser melhor e mais solidamente construída com a colaboração e participação de todos. Mesmo quando parece que caminhamos à beira do abismo e que os obstáculos parecem intransponíveis é importante erguer os olhos e perceber a presença amorosa de Deus reascendendo a esperança em nossos corações e dando-nos a certeza de que juntos somos mais e caminhamos para um final de feliz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário