quinta-feira, 12 de novembro de 2020

HOMILIA PARA O DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2020 - 33º COMUM - ANO A

 

BÊNÇÃOS ABUNDANTES TODOS OS DIAS DA VIDA

Quem para no semáforo da Rua Felipe Schmidt pode ler no alto do Colégio Salesiano a frase de São João Bosco: Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele Essa frase serve como ideia chave para meditar as leituras da Palavra de Deus neste domingo.

As três leituras são um convite para a responsabilidade com a vida e os dons que Deus concede a todos em toda a história humana. O livro dos Provérbios descreve alguns valores capazes de garantir a felicidade para todos. Colocando a figura de uma mulher como modelo a ser imitado o autor sugere que a existência humana encontrará sua realização na generosidade, no trabalho, no amor a Deus e aos irmãos: “Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias. Tal pessoa garante alegrias em lugar de desgosto; é capaz de trabalhar com habilidade ao mesmo tempo em que estende a mão ao necessitado, a pessoa que assim se comporta mostra seu amor a Deus e merece ser louvada nas praças”.

Por sua vez, na carta aos Tessalonicenses, São Paulo deixa claro que o mais importante quando se refere a reconhecer Deus em nossa vida é estar vigilante, viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhar seus projetos e trabalhar na construção do Reino: “Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios”.

E Jesus no evangelho apresenta a maneira adequada de aguardar a vinda do Senhor. Fica claro no texto que instalar-se na comodidade e na indiferença para com os valores do Reino leva a condenação e não garante nenhuma produção com os dons que se recebe. Independente de quais e quantos sejam os dons disponíveis para cada pessoa, importa fazê-los produzir e não desperdiçar privando as pessoas da nossa contribuição por um mundo mais justo e humano. A lógica de Deus é não deixar ninguém de fora, a todos o Senhor confia valores e qualidades que podem ser traduzidos em bondade, misericórdia, compaixão, lealdade, em resumo, Deus nos presenteia com a vida toda e toda a vida. Reconhecer que Deus nos cumulou com generosidade é a maneira mais autêntica de multiplicar os talentos. Precisamos fugir da lógica fundamentalista que entende os dons apenas como bens materiais e dinheiro, não é esta a mensagem da parábola. Não podemos esquecer que o único que ofereceu dinheiro como garantia de felicidade foi o diabo no episódio das tentações de Jesus.

As palavras do Evangelho são muito claras: “A um deu cinco talentos,
a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade
”. Não se trata de dinheiro para comprar e consumir, gastar e possuir, mas qualidades para fazer a vida valer a pena.

É neste sentido que nós rezamos o salmo de hoje:

Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião,
cada dia de tua vida;
para que vejas prosperar Jerusalém.

E que atualizando se pode melhor entender com a frase de São João Bosco: “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário