quinta-feira, 26 de novembro de 2020

HOMILIA PARA O DIA 29 DE NOVEMBRO DE 2020 - 1º DO ADVENTO - ANO A

 

CONVERTEI-NOS PARA QUE SEJAMOS SALVOS

A segunda leitura deste domingo é o início da primeira carta de São aos coríntios. Como de resto, essa carta também Paulo começa com um elogio e uma ação de graças: “Irmãos: Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós”.

Corinto é uma cidade próspera, servida por dois portos, nela vivem pessoas de muitas raças e muitas religiões, contrastava a riqueza de alguns com a miséria de outros. Qualquer semelhança com a nossa bela Itajaí não é mera coincidência.

A pregação de Paulo fez nascer em Corinto uma comunidade muito viva e fervorosa ao mesmo tempo exposta aos perigos próprios de uma cidade com estas características. Uma comunidade com boas possibilidades para fazer frutificar a boa notícia ensinada por Paulo, mas ao mesmo tempo marcada pelas fragilidades própria das suas características. Paulo deixa claro também que Deus foi generoso com os coríntios: “Assim, não tendes falta de nenhum dom”.

Lá como aqui, guardadas as proporções e os tempos, é importante ter claro que Deus continua vindo ao nosso encontro e não nos deixa faltar nada, nenhum dom! Entretanto, diante de tantas semelhanças, merece que nos perguntemos: “Nossa comunidade e cada um de nós acolhe os dons de Deus como sinais vivos do seu amor?”.

A resposta dessa pergunta está mais uma vez em duas palavras: Vigilância e responsabilidade como Jesus reforça no Evangelho: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”.

De uma coisa podemos ter certeza, não estamos caminhando sem rumo, como quem vai ao encontro do nada, mas caminhamos ao encontro do Senhor que vem. Não estamos sustentados por uma esperança distante e sem sentido, mas caminhamos na alegria de que vai ao encontro do seu Senhor.

Iniciamos o novo ano litúrgico e advento é a preparação próxima para experimentar a felicidade sem fim, de qualquer modo as palavras mágicas são vigilância e responsabilidade. 

Responsabilidade significa indignar-se com as indignidades que ferem a vida dos filhos e filhas de Deus, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para superar as misérias humanas e construir com toda a força e com todo o empenho  relações fraternas, justas e sinceras.  Que saibamos aproveitar as potencialidades que a Corinto dos nossos tempos oferece para superar as fragilidades que aqui como lá excluem, destroem e ignoram os mais fracos e desprotegidos. Que sejamos capazes de viver o que rezamos no Salmo:

 

R.Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos, para que sejamos salvos!

2aAo Pastor de Israel, prestai ouvidos.
2cVós que sobre os querubins vos assentais,*
aparecei cheio de glória e esplendor!
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação! 
R.


15Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes! 
R.


18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário