quarta-feira, 14 de abril de 2021

HOMILIA PARA O DIA 18 DE AGOSTO DE 2021 - 3º DOMINGO DA PASCOA - ANO B

 

FAZEI BRILHAR O ESPLENDOR DE VOSSA FACE

A palavra de Deus proclamada nas celebrações do tempo pascal narram com riqueza de detalhes as aparições de Jesus que se manifesta ressuscitado. Mostrar as feridas, comer com os discípulos, caminhar junto, entrar no lugar onde estavam reunidos, tudo isso é importante para ajudar compreender a ideia central destas narrativas.

Seja para os discípulos de outrora, seja para cada um de nós o que é realmente importante não são os detalhes dos acontecimentos, mas a experiência feita pelos discípulos: Todas as narrativas tem como fato fundamental o “encontro vivo com Jesus Vivo”.

Todo o ensinamento que os discípulos ainda não haviam compreendido começa a ficar cada dia mais claro e a comunidade que vai se construindo tem em Jesus o centro de toda a sua fé e por causa disso está aberta ao diálogo, a partilha, a escuta da Palavra.

Reconhecendo Jesus que ressuscitou dos mortos aqueles que lhe seguem tem o dever de ser testemunha do tudo o que viu e ouviu: “Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Quando se trata de coragem para dar testemunho da ressurreição de Jesus a atitude de Pedro na primeira leitura é suficientemente inspiradora: “Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus”. Depois de fazer essa declaração corajosa Pedro confirma o seu testemunho e convida aqueles que ainda não o conhecem a aceitarem a proposta que Ele está lhe fazendo: Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos!

E ser testemunha de Jesus consiste em compreender o que João fala na segunda leitura: Se alguém diz: Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

Dar testemunho de Jesus implica caminhar nas fragilidades cotidiana acreditando naquilo que o padre diz na oração inicial: “Que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus espere com confiança o dia da sua ressurreição”.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário