sexta-feira, 9 de abril de 2021

HOMILIA PARA O DIA 11 DE ABRIL DE 2021 - 2º DA PÁSCOA - ANO B

 

DAR E RECEBER PERDÃO E MISERICÓRDIA

São João Paulo II, institui a festa da Divina Misericórdia determinando a sua celebração no segundo domingo da páscoa. A Palavra de Deus que se proclama neste domingo “traça o caminho da misericórdia que, enquanto reconstrói a relação de cada um com Deus, suscita também entre as pessoas novas relações de fraterna solidariedade”.

No evangelho, Jesus Ressuscitado, aparece aos discípulos apontando canais de misericórdia: “A paz esteja convosco Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

Jesus se apresenta como o centro de toda a comunidade de seguidores e para onde deve convergir toda a vida daqueles que acreditam. Tomé representa todos os que tem dificuldade de reconhecer na comunidade a pessoa de Jesus ressuscitado. Obviamente que ele está fechado em si mesmo, não está em comunhão com os demais, mas ao mesmo o grupo dos discípulos não foi capaz de dar um testemunho convincente do encontro que tiveram com Jesus.

Muitas vezes nossas comunidades fazem esforços significativos para afirmar a fé em Jesus ressuscitado, mas isso ainda é insignificante e incapaz de fazer alguém acreditar nessa absoluta verdade. Dentre os testemunhos que nos faltam um deles  é a prática da misericórdia como nos pede o Papa Francisco: “Vamos nos dirigir confiantes ao Cristo misericordioso e pedir a graça do perdão e do amor que alcance os nossos pecados, mas ao mesmo tempo seja misericordioso com o próximo”.

A primeira leitura é de uma clareza extraordinária quando se trata de colocar em prática a misericórdia: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum... Entre eles ninguém passava necessidade”. A misericórdia se faz conhecer em gestos concretos de partilha e de comunhão esta talvez seja a forma mais extraordinária de testemunhar a ressurreição de Jesus.

Ou como deixa clara a segunda leitura: “Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos”. E todo aquele que se considera filho de Deus tem por missão amar os irmãos e para isso será necessário colocar em prática as mesmas ações de Jesus: “Sejam misericordiosos como o Pai de vocês e misericordioso... aprendam de mim que sou manso e humilde de coração”.

Certamente a Palavra de Deus neste domingo da misericórdia nos sugere responder: Acreditamos mesmo em Jesus vivo em nosso meio? Demonstramos isso com a nossa vida e o nosso testemunho? Somos verdadeiros construtores da paz e do diálogo fraterno em nossas casas e comunidades?

 

Jesus manso e humilde de coração: Fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário