quinta-feira, 19 de agosto de 2021

HOMILIA PARA O DIA 22 DE AGOSTO DE 2021 - 21º DOMINGO COMUM - ANO B

 

A QUEM IREMOS?

A facilidade de acesso às Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) é uma das extraordinárias conquistas da atualidade. Ninguém pode duvidar que a expressão: “O mundo é uma aldeia global” cunhada pelo filósofo canadense McLuhan em 1962 se potencializou com a popularização da internet nessa segunda década do século XXI.  Com o domínio das tecnologias surgiu a figura dos “influenciadores digitais” os quais se utilizando das facilidades da comunicação abrem mão de todos os recursos para se fazer notar e angariar seguidores e compartilhamentos das suas ideias e opções não se importando com a veracidade e as implicações que suas opiniões oferecem às pessoas em todos os cantos do planeta.

Por sua vez a Palavra de Deus desse domingo nos sugere não ter medo de utilizar todos os esforços para que a boa notícia alcance todos os rincões do mundo e seja sustentada por decisões firmes e inspiradas em fatos e pessoas que mereçam credibilidade.

Na primeira leitura Josué faz memória da ação de Deus em favor do seu povo: “Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos”. E propõe que a comunidade de Israel faça uma escolha e diante dos fatos. A resposta não poderia ser outra: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”. Essa adesão não significa facilidade e livramento de provações e desafios, pelo contrário implica em perceber como Deus caminha com eles em todas as provações e dificuldades.

No Evangelho temos duas situações muito claras e que mostram dois grupos de discípulos com mentalidades muito distintas em relação às propostas de Jesus. O primeiro grupo prisioneiro da lógica do mundo marcada pela ambição, pela glória, pela fama, o outro aberto para a novidade do seguimento e que não tem medo de manifestar suas decisões e escolhas: “Sabendo que seus discípulos estavam murmurando, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora”.  Ao contrário dos influenciadores digitais do nosso tempo que procuram seguidores e pessoas dispostas a compartilhar suas ideias a qualquer custo, Jesus pede daqueles que o escutem, a firmeza para viver e anunciar a boa notícia. Este último grupo serve também de modelo para cada pessoa e para as comunidades contemporâneas: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Obviamente que essa decisão precisa vir acompanhada de algumas atitudes e compromissos que se renovem diariamente. Tais atitudes são descritas por São Paulo na carta aos efésios: “Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros”. E no contexto cultural em que vivia Paulo descreve atitudes bem particulares para todas as pessoas dentro do núcleo familiar. Naturalmente se a carta fosse escrita nos dias de hoje as palavras seriam diferentes, porém sem perder a intenção e finalidade: “Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós somos membros do seu corpo! Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja”.

Não restam dúvidas que aceitar Jesus Cristo é uma escolha que começa no espaço da família e ali vão se construindo os valores do Reino. As palavras que Paulo utiliza nessa carta são próprias da cultura a quem ela se destina. Noutra carta e em outra situação Paulo escreve: "não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem e mulher, porque todos são um só em Cristo Jesus" (Gal 3,28).

Na celebração deste domingo peçamos a graça de compreender o que rezamos no salmo:

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário