terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2022 - 8º DOMINGO COMUM - ANO C

 

NÃO JULGUEM PARA NÃO SEREM JULGADOS

Frequentemente ouvimos a expressão “quem tem telhado de vidro não atira pedra em telhado alheio”. Bastante vezes usamos esse provérbio para dar a entender as nossas próprias fragilidades. A Palavra de Deus para esse domingo nos ajuda exatamente a perceber isso.

A primeira leitura recorda três situações nas quais se pode reconhecer as próprias limitações. Falando da peneira, do forno e do fruto conclui: Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela”. A intenção do autor é orientar as pessoas e suas atitudes para lhes poupar de aborrecimentos e insucessos.

Na segunda leitura São Paulo continua instruindo a comunidade sobre a ressurreição. Numa leitura superficial parece não ter muita sintonia esse texto com a primeira leitura e o Evangelho, entretanto, Paulo quer deixar claro que a plenitude da vida tem a ver com a coerência com a qual a pessoa anunciou e vivenciou todas as propostas de Jesus ao longo de sua vida. Não sem razão os documentos da Igreja recordam que as tarefas do nosso cotidiano não são em nada menores do que a esperança na vida eterna. Ou seja, não se pode desligar a esperança na vida eterna das nossas atividades cotidianas

No evangelho Jesus faz outras três comparações: Com o cego, o cisco, e a árvore. Nos três casos deixa claro que quem regula a sua vida pelos critérios de Deus dá bons frutos criando oportunidades e levando a todos os que o circundam alegria, fraternidade, união, reconciliação. Quando, porém, uma pessoa tem em seu olho uma trave e por ela julga os demais se compara a alguém cujo coração está cheio de orgulho, autossuficiência e todos os outros vícios que dividem em lugar de fazer crescer. Ou seja, fazem muralhas em lugar de construir pontes.

O evangelho ensina a distinguir o que é belo, bom e justo daquilo que é nocivo. Quando agimos como pessoas iluminadas que nunca erramos e que temos respostas para tudo e para todas as situações, que somos demais exigentes com os demais nos comparamos a pessoas cujo telhado é de vidro e estamos sempre dispostos a atirar pedras em telhado alheio.

O convite do Evangelho desse domingo é para que a pessoa seja seu próprio juiz, daí sim tem sentido o que cantamos no salmo:

O justo crescerá como a palmeira, *
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
14na casa do Senhor estão plantados, *
nos átrios de meu Deus florescerão.


15Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
16e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: *
meu Rochedo, não existe nele o mal!'

Nenhum comentário:

Postar um comentário