quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

HOMILIA PARA O DIA 06 DE FEVEREIRO DE 2022 - 5º COMUM - ANO B

 

NA BARCA COM JESUS!

Sobre barcos, pesca, redes e outras tantas situações relativas ao mar e aos seus perigos e facilidades qualquer cidadão de Itajaí é capaz de falar horas, contando inúmeras situações do seu cotidiano. No Evangelho deste domingo Lucas conta um dos episódios da vida de Jesus e dos seus discípulos que aconteceu dentro do mar. O objetivo, entretanto, não é propriamente contar um fato nem tampouco um milagre extraordinário, mas antes deixar claro que todos somos convidados e desafiados e entrar no barco com Jesus.

Isaias conta como se deu o chamado para ser profeta de uma maneira simples e com sinais do cotidiano. A missão de Isaias enfatiza três pontos: Todos são chamados por obra de Deus que é três vezes Santo; como o profeta de outrora todos precisamos ter consciência dos nossos limites e fragilidades; e finalmente compreender que se Deus nos chama ele também nos dá condições para o exercício da missão.

Em mais uma pesca milagrosa o que está em jogo não é a quantidade de peixes nem tão pouco a forma como acontece o fato extraordinário. Antes que tudo isso se realize está no barco um grupo de seguidores de Jesus que aceitam a Sua Palavra e que o reconhecem como Senhor! O sucesso da empreitada não é resultado das próprias forças, nem muito menos da astúcia dos discípulos, mas tem seu cerne no ato de escutar a Palavra e colocá-la em prática.

O que caracteriza a missão é a Palavra amorosa de Jesus e a resposta também amorosa dos discípulos: “De agora em diante vocês serão pescadores de homens... eles deixaram as redes e o barco e seguiram a Jesus”.

Como para os discípulos de outrora, também aos discípulos de agora a missão será exitosa à medida que for sustentada no Evangelho e no testemunho daqueles que já fizeram a experiência de acordo com a narração de Paulo na segunda leitura.

Paulo não conta uma notícia sobre a ressurreição, antes faz uma afirmação: Todos ressuscitaremos porque Cristo ressuscitou. E confirma a sua convicção apresentando diversas situações nas quais as pessoas puderam ver o ressuscitado. Ele cita seis manifestações dessa verdade: Cristo aparece a Pedro, aos Doze, a mais de quinhentos irmãos, a Tiago, aos outros apóstolos e, finalmente, ao próprio Paulo.

O que aconteceu a estes medrosos e frágeis discípulos é o mesmo que aconteceu com Isaias. O Senhor tocou nos seus lábios e todos se tornaram valentes anunciadores daquilo que tinham visto e experimentado.

Ser cristão é estar no mesmo barco com Jesus e ali escutar sua Palavra  e cumprir suas indicações. Isso implica reconhecer que Jesus é o Senhor e que continua nos propor a mesma tarefa dos discípulos: entrar mar adentro e tirar as pessoas das águas perigosas e profundas que os mares da vida continuam impondo ao longo da vida. E tudo isso precisa ser feito com a medida da generosidade e da doação total!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário