quinta-feira, 10 de março de 2022

HOMILIA PARA O DIA 13 DE MARÇO DE 2022 - 2º DA QUARESMA - ANO C

 

O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO

Uma antiga lenda conta a história de um rei poderoso que reuniu todos os sábios da corte e lhes propôs a seguinte questão: “Existe um mantra ou uma sugestão que possa funcionar em qualquer situação, em qualquer circunstância, em todo lugar e a qualquer momento? Algo que possa me ajudar quando nenhum de vocês estiverem ao meu lado para me darem conselhos? Digam-me, existe um mantra assim?”

Depois de muito pensar os sábios levaram ao Rei a seguinte resposta: “Em todas as circunstâncias ó Rei Lembre-se sempre que – Tudo isso passará”!

Pois é exatamente essa a lição que a Palavra de Deus quer nos dar nesse domingo. Todos somos diariamente chamados a fazer nossa transfiguração e para isso temos modelos em toda a história da salvação.

Abraão foi convidado a manifestar sua confiança total e radical na Palavra de Deus mesmo sendo já velho, sem filhos, sem a terra sonhada. Sua vida parecia ser destinada ao fracasso quando Deus lhe disse: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz! E acrescentou: 'Assim será a tua descendência'. Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça”. Aceitar o convite e a proposta de Deus apontando para novos tempos significou para Abraão compreender que “tudo isso passará”.

São Paulo convida os filipenses: “Sede meus imitadores, irmãos e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. Nós somos cidadãos do céu. Aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo. Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor”. Diante de todas as provações e dificuldades que a vida oferece é como se Paulo dissesse “Tudo isso passará”!

No Evangelho Jesus mostra toda a transformação pela qual passará a sua vida, ao mesmo tempo em que anuncia sua vitória mostra como ela se fundamenta na história do povo de Israel e passa por todos os sofrimentos e incompreensões que a missão lhe exigia: “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém”.

Entretanto os discípulos dormiam! Em outras palavras os discípulos não conseguiam acompanhar Jesus, mas apesar disso queriam fazer algo, mas não tinham ainda entendido a voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz”!

Ontem como hoje é a palavra de Jesus que deve ser ouvida trata-se de aprender com Ele que oração e vida andam juntos e são duas faces da mesma moeda. Precisamos aprender que a oração não tem por objetivo nos afastar das coisas do mundo, mas que em meio aos problemas da vida a oração nos permite escutar a voz de Deus, não nos deixando dormir na montanha da nossa indiferença com os problemas do mundo. A oração verdadeira é aquela que nos ajuda a perceber que as alegrias e as tristezas da vida “também passarão”!

E que não podemos sempre cantar:

O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;*
perante quem eu tremerei?

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário