terça-feira, 29 de março de 2022

HOMILIA PARA O DIA 03 DE ABRIL DE 2022 - 5º DOMINGO DA QUARESMA - ANO C

 MUDAI A NOSSA SORTE, Ó SENHOR!

A expressão: “fulano está sempre com quatro pedras na mão” é usada para qualificar alguém que sempre tem um julgamento pronto e uma condenação a fazer de tudo e de todos aqueles com quem tem alguma discordância ou desafeto.

A liturgia de hoje faz um convite para cada pessoa em particular e também a todos indistintamente a perceber que ninguém está livre dos pecados e fragilidades e que todos temos necessidade de conversão e de perdão. A palavra de Deus realça o seu amor que nos desafia a ultrapassar toda forma de escravidão com foco na vida nova e num outro estilo de viver.

O profeta faz um apelo à comunidade de Israel, no sentido de esquecer o passado, não porque não seja importante, mas para que não fiquemos presos a um saudosismo que oprime, faz sofrer e produz a morte: Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca”. Olhar para frente e reconhecer que a mão de Deus que agiu no passado continua acompanhando com carinho e cuidado toda a caminhada do povo em todos os tempos.

Na segunda leitura São Paulo reforça a mesma perspectiva:
Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema
que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé
”. As palavras do apóstolo são um convite a reconhecer na pessoa de Jesus a extraordinária presença de Deus na vida de todos em todos os tempos. Quem encontra e reconhece o Cristo está apto para entrar na vida nova: “Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus”.

O Evangelho é mais uma das provas de fogo que os fariseus fazem questão de colocar para Jesus. Em outras palavras eles colocam Jesus entre a lei e a misericórdia. Com a serenidade e sabedoria que lhe eram particulares Jesus não faz nem defesa, nem acusação. Antes, na perspectiva de Deus, mostra que para a dignidade do pecador nem a intolerância, nem o castigo se apresentam como solução, pelo contrário só o amor e a misericórdia são fontes de vida que permitem o surgimento de uma pessoa nova e transformada: “Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Em seguida “Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?' Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno.
Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

A lógica de Deus não é a lógica da morte, Jesus faz perceber que todos necessitam do perdão de Deus e que todos precisam de conversão. A vida cristã é uma caminhada rumo à páscoa, como os fariseus de outros tempos também nós somos convidados a deixar para trás as coisas e hábitos antigos abrindo-se à novidade do Evangelho.

A quaresma sempre nos desinstala convidando-nos a olhar para o futuro na perspectiva da construção de pessoas novas e de novas relações onde estar com quatro pedras na mão não é a atitude adequada, mas é preciso fundamentar nossa vida em Cristo e na sua Palavra certos de que:

Chorando de tristeza sairão,
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!

Porque:

Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário